Universidade de Aveiro cria suplemento alimentar para reduzir o colestrol

A investigação, liderada por Filipe Gomes, do Departamento de Química da UA, visa recuperar compostos bioativos como a titina, betaglucanas e estatinas, presentes em cogumelos não utilizados e resíduos da produção.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
31/03/2025 12:54 ‧ há 2 dias por Lusa

Lifestyle

Colesterol

A Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver um suplemento alimentar para reduzir os níveis de colesterol no sangue, utilizando subprodutos de cogumelos, revelou hoje fonte académica.

 

A investigação, liderada por Filipe Gomes, do Departamento de Química da UA, visa recuperar compostos bioativos como a titina, betaglucanas e estatinas, presentes em cogumelos não utilizados e resíduos da produção.

"Estamos a tentar extrair daí compostos como a titina, betaglucanas (fibras), estatinas e outros compostos, para depois os podermos usar para fins tão diversos como ingredientes alimentares e, eventualmente, fármacos", disse à Lusa o investigador. 

A investigação tem como base a recuperação de subprodutos dos cogumelos produzidos e embalados nas unidades da Cuga, empresa produtora de cogumelos.

O Laboratório Associado para a Química Verde da Rede de Química e Tecnologia (LAQV-REQUIMTE) da Universidade de Aveiro está a estudar a transformação desses suprodutos num produto natural com benefícios para a saúde cardiovascular. 

"Esta colaboração nasceu da perceção da quantidade de subprodutos dos cogumelos produzidos e da sua riqueza em compostos, nomeadamente as betaglucanas", explica Filipe Gomes.

"Depois de extrairmos estes compostos bioativos, estudamos a forma como eles interagem com os ácidos biliares presentes no intestino", acrescenta.

Para a Cuga, trata-se de aproveitar cerca de 10% dos cogumelos frescos produzidos, que hoje são desperdiçados, que o trabalho conjunto com a Universidade de Aveiro vai permitir transformar num suplemento alimentar natural "com boas perspetivas de mercado". 

"São pés, fragmentos de cogumelos e unidades fora do calibre que totalizam, aproximadamente, 500 toneladas de subproduto desperdiçado por ano", afirma Nuno Pereira, responsável pela empresa.

A Cuga, que tem unidades em Vila Flor, Vila Real e Paredes, refere ser detentora de 80% de quota no mercado português de cogumelos, produzindo e embalando anualmente cerca de cinco mil toneladas e tendo como principais clientes as grandes superfícies.

Leia Também: Há uma bebida que mantém o fígado saudável e o colesterol sob controlo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas