A estenose ou aperto da uretra é uma condição comum entre os homens que provoca bastante dificuldade em urinar, podendo, consequentemente, causar retenção urinária ou infeções. Contudo, apesar de afetar significativamente a qualidade de vida daqueles que a enfrentam, é pouco abordada.
"1- O que são apertos da uretra e como tratar?
As estenoses ou apertos da uretra do homem consistem num estreitamento anormal da uretra que causa grande dificuldade em urinar. Podem afetar diferentes partes da uretra masculina, e mais raramente, podem envolver toda a uretra.
Leia Também: Dores de cabeça infernais? O que precisa de esclarecer sobre enxaquecas
A gravidade do aperto depende da extensão envolvida, do grau de fibrose ou cicatriz e do fator causador deste problema.
Paulo Azinhais, urologista no Hospital CUF Coimbra© CUF
2- O que pode provocar um aperto da uretra?
Uma das causas mais frequentes de apertos da uretra são algaliações traumáticas (colocação de tubos na uretra para drenagem da urina), problemas congénitos ou infeções da uretra (uretrites). Os apertos podem ainda surgir sem causa aparente ou conhecida. Os acidentes com traumatismos graves da bacia e uma doença chamada líquen escleroso são das causas mais graves de apertos da uretra.
3- Quais os sintomas?
As pessoas com este problema queixam-se habitualmente de ter um jato urinário fraco, sentem que não esvaziam totalmente a bexiga ou que o fazem com muito esforço. Podem entrar em retenção urinária ou ter infeções urinárias. Por vezes têm complicações como cálculos na bexiga, abcessos na uretra, entre outros.
Leia Também: Separemos as águas. A que bebe diariamente pode não ser a melhor para si
4- Como se diagnostica?
Pode ser diagnosticado através da urofluxometria, um exame rápido, simples e não invasivo, que mede a velocidade do fluxo urinário e o volume de urina eliminada. Outro exame muito importante é um exame radiológico da uretra, a uretrocistografia. Também pode ser necessário realizar um exame endoscópico, a uretroscopia.
Todos estes exames permitem ao médico obter informação muito útil sobre o funcionamento do trato urinário para instituir o tratamento mais adequado.
5- Existe tratamento?
Sim, existem vários tratamentos para os apertos da uretra, sendo os tratamentos cirúrgicos aqueles que têm melhores resultados. As uretrotomias internas - que têm indicações muito precisas - consistem na realização de pequenos cortes da uretra, sob anestesia, pela via uretral. Outro tratamento cirúrgico é a cirurgia plástica da uretra - uretroplastia - indicada nos casos mais complicados.
Tratamentos como dilatações da uretra ou colocação de balões dilatadores com fármacos ou stents (pequenos tubos colocados em vasos sanguíneos ou outras vias do corpo para mantê-los abertos, ajudando a tratar obstruções ou estreitamentos) são utilizados em situações específicas.
O doente deverá ser acompanhado por uma equipa de urologistas especializados em cirurgia reconstrutiva urológica, que ofereça um tratamento personalizado, definido através de uma avaliação cuidadosa e abordagem individualizada para cada caso.
Se tem dificuldades relacionadas com a uretra, procure um médico especialista para avaliar o seu caso e instituir um tratamento para melhorar a sua saúde e qualidade de vida."
Leia Também: Brumas íntimas? "Podem reforçar ideia de que o odor vaginal é inadequado"