O chá de boldo, feito a partir das folhas da planta Peumus boldus, é amplamente reconhecido por suas propriedades medicinais. Além de facilitar a digestão, combatendo a obstipação, cólicas e gases, esta bebida calmante fortalece o sistema imunitário, desintoxica o fígado, tem efeito diurético, propriedades antioxidantes e ação-inflamatória.
"É uma infusão medicinal muito tradicional. As folhas concentram a maior parte dos compostos bioativos benéficos, como a boldina, além de frações ricas em alcaloides e em flavonoides com capacidade antioxidante", realça o nutricionista Leandro Rodrigues da Cunha ao Metrópoles.
Leia Também: Cinco mandamentos para livrar-se da barriguinha da vergonha
Para preparar o chá, coloque 500 mililitros de água a ferver. Assim que levantar fervura, desligue o lume e acrescente uma colher de folhas de boldo picadas, secas ou frescas. Tape-o, espere cinco a 10 minutos, coe e beba de seguida.
Embora o chá de boldo tenha diversos benefícios, o recomendado é uma a duas xícaras por dia. Deve ainda evitar o consumo da bebida por longos períodos sem orientação médica, uma vez que pode levar a alterações danosas no fígado. Mais: o chá de boldo não deve ser ingerido por pessoas com doenças no fígado, como hepatite ou cancro hepático, e que tenham inflamação das vias biliares. O mesmo vale quem se excede no consumo de álcool, crianças, mulheres grávidas ou a amamentar.
Leia Também: Fígado gordo. Quatro chás que atuam contra doença grave (e traiçoeira)