Euro valoriza-se e sobe para os 1,13 dólares

O euro valorizou-se hoje face à dívida norte-americana, atingindo 1,13 dólares, no dia em que a Casa Branca disse que a "bola está agora no campo da China", numa referência às tarifas.

Notícia

© ShutterStock

Lusa
16/04/2025 18:59 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

Euro

Pelas 18h05 de hoje (hora de Lisboa), o euro seguia a negociar a 1,1374 dólares superando os 1,1273 dólares de terça-feira.

 

A moeda única valorizou-se também face à libra e ao iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1355 dólares.

Após a referência da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, de que cabia agora à China "dar o primeiro passo para chegar a um acordo tarifário", a China fez notar que foram os Estados Unidos que "iniciaram" a guerra comercial, referindo que se Washington quer negociar deve "para de usar ameaças e chantagem".

Embora o Presidente Donald Trump tenha suspendido as tarifas por 90 dias para a maior parte do mundo, não fez o mesmo para a China, um dos principais parceiros comerciais do país, particularmente no setor de tecnologia.

O anúncio de que haveria isenções de tarifas sobre telemóveis e peças de computador na China pareceu proporcionar algum alívio ao setor de tecnologia, mas durou pouco, depois de ser conhecido que a Administração Trump lançou investigações de segurança nacional sobre as importações de 'chips' e produtos farmacêuticos, que, segundo os media norte-americanos, serão usadas para impor novas tarifas sobre estes produtos.

A bolsa nova-iorquina abriu hoje em queda, com o setor de tecnologia a pesar, em particular a gigante Nvidia, penalizada pela guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Também hoje, a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, disse que a organização prevê uma contração do comércio mundial entre 0,2% e 1,5% em 2025, devido à política aduaneira do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na quinta-feira, o Banco Central Europeu vai decidir o próximo passo da política monetária, num contexto de incerteza à volta da guerra comercial com os EUA, e os analistas antecipam que vai avançar um novo corte de 25 pontos base.

 

 

Divisas..............hoje............terça-feira

 

Euro/dólar............1,1374...............1,1273

 

Euro/libra............0,85974..............0,85327

 

Euro/iene.............162,16...............161,31

 

Dólar/iene............142,57...............143,10

Leia Também: Bolsa de Lisboa fecha em alta com impulso das energéticas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas