Preço subiu e EUA tentam vir buscá-los, mas "não vão faltar ovos" por cá

Subida de preços "rondou os 20%" este ano e há uma grande procura por parte dos EUA.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
27/03/2025 09:10 ‧ há 4 dias por Notícias ao Minuto

Economia

ovos

O preço dos ovos disparou desde o início do ano e até há contactos dos EUA para virem comprá-los a Portugal, mas o setor assegura que não vão faltar ovos nos supermercados - em particular, na época da Páscoa, que se está a aproximar. 

 

"Os ovos, cá em Portugal, exceção de casos pontuais nunca faltaram. É óbvio que temos produção suficiente para o país e é certo que os picos de consumo podem ser ligeiramente afetados, como é o caso agora da Páscoa, mas não vão faltar", disse Manuel Sobreiro, um dos responsáveis de uma empresa que produz mais de um terço da produção nacional de ovos, em declarações à TVI. 

"Não vão faltar ovos, os consumidores podem ficar descansados", remata, acrescentando que tem existido um aumento da produção. 

Contudo, "não temos disponibilidade" para responder à procura de outros países, nomeadamente dos EUA: "Há um mês que sentimos essa procura dos EUA", quer por parte de empresas, quer por parte da embaixada. Esta procura deve-se à queda da produção internacional, devido à gripe das aves - tanto na Europa como nos EUA.

Relativamente aos aumentos, "a subida dos preços rondou os 20% este ano" e "não é expectável que vá subir muito mais". 

O preço dos ovos disparou desde o início do ano, cerca de 27%, e são já o produto do cabaz alimentar monitorizado pela DECO PROteste cujo preço mais aumentou desde o início do ano. São mais 44 cêntimos e meia dúzia de ovos pode custar agora 2,05 euros.

"Em apenas três semanas, o preço de meia dúzia de ovos subiu 43 cêntimos (mais 26,08%), de 1,62 euros para 2,05 euros. No início de 2025, a mesma caixa de ovos custava 1,61 euros, preço a que se manteve até ao passado dia 5 de fevereiro, data em que aumentou apenas 1 cêntimo", explica a organização de defesa do consumidor.

Ora, a 12 de março, contudo, "o preço deste produto voltaria a subir de forma mais significativa, para 1,70 euros (mais 4,6%)".

Contas feitas, com uma nova subida de 35 cêntimos (mais 21%), a 26 de março, meia dúzia de ovos pode agora custar 2,05 euros.

Leia Também: A caminho da Páscoa... Preço dos ovos disparou desde o início do ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas