O preço do cabaz alimentar para o Natal, com 16 produtos, custa 52,86 euros, descendo assim seis cêntimos face à semana passada, de acordo com a monitorização da DECO PROteste.
Segundo um comunicado, o cabaz de Natal inclui azeite virgem extra, couve, vinho branco DOC Alentejo, arroz carolino, perna de peru, batata vermelha, carcaça tradicional, ovos, óleo alimentar, abacaxi, leite UHT meio gordo, farinha para bolos, vinho tinto DOC Douro, tablete chocolate para culinária, bacalhau graúdo e açúcar branco.
O vinho tinto DOC Douro é o produto que regista o maior aumento (+7%) face à semana passada. Já outros produtos como o peru, (+10%), o vinho branco DOC Alentejo e a couve (+8%), quando comparado com o mês anterior, são os que registam uma maior diferença de preços.
Por sua vez, a tablete de chocolate para culinária subiu 37% ao comparar com os valores do início do ano. A perna de peru e o vinho branco DOC Alentejo tiveram uma subida de 17%.
O top 3 de alimentos que regista um maior aumento face ao período homólogo de 2023, são a tablete de chocolate para culinária (+38%), peru (21%) e o bacalhau (15%).
A DECO PROteste escreve ainda que entre dia 5 de janeiro de 2022 e a data presente foram registados aumentos de 113% no azeite, 64% na tablete de chocolate para culinária e no arroz carolino, 56% na batata vermelha e 54% na farinha para bolos.
Semanalmente, a Deco PROteste vai realizar uma análise a um cabaz específico de 16 produtos, de forma a acompanhar a evolução dos preços dos alimentos tipicamente consumidos nesta época festiva.
Leia Também: Preparar a mesa de Natal encareceu. Eis os preços que mais aumentaram