Dois mortos confirmados, suspeito foi detido. O ataque a mercado de Natal

Várias pessoas que se encontravam num mercado de Natal foram atropeladas por um carro, na Alemanha.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
20/12/2024 19:27 ‧ há 6 dias por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Alemanha

Uma multidão que circulava num mercado de Natal, em Magdeburgo, na Alemanha, foi atropelada por um carro, esta sexta-feira. Números avançados na página oficial da cidade alemã confirmam, até ao momento, dois mortos e 68 feridos, 15 com gravidade.

 

Por sua vez, o jornal BILD, fala em informações contraditórias sobre o número de vítimas, tendo avançado durante a noite a existência de pelo menos onze mortos.

O primeiro-ministro da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff, reagiu ao ataque e falou em pelo menos dois mortos, incluindo uma criança. Vincou que se trata de "um acontecimento terrível, especialmente agora, antes do Natal".

O governante revelou também, em declarações transmitidas pelas televisões alemãs, que o suspeito do ataque é um médico, de 50 anos, natural da Arábia Saudita. Trabalha na Saxônia-Anhalt e vive na Alemanha desde 2006.

O ataque aconteceu cerca das 19h00 locais (18h00 em Lisboa) e o condutor, que seguia ao volante de um BMW preto, foi detido no local.

A área foi evacuada pela polícia alemã, que esteve no local a procurar explosivos. No entanto, por volta das 23h20, Tracy Hering, da polícia de Magdeburgo, confirmou que não foi encontrado qualquer engenho explosivo no carro.

O chanceler alemão, Olaf Scholz também já reagiu e, na rede social X, disse que os relatos "levam a recear o pior", afirmando que os seus "pensamentos estão com as vítimas e suas famílias”.

“Estamos ao seu lado e ao lado dos cidadãos de Magdeburgo. Os meus agradecimentos vão para as dedicadas equipas de resgate nestas horas de aflição”, escreveu Scholz.

Segundo o jornal alemão BILD, o chanceler Scholz e a ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, vão deslocar-se ao local no sábado.

Imagens do local partilhadas nas redes sociais por testemunhas mostram dezenas de vítimas caídas no chão, a receber assistência médica. Segundo a imprensa local, testemunhas oculares afirmam que o motorista dirigia o carro em ziguezague. [Alertamos para as imagens abaixo, que podem chocar]

O recinto do mercado de Natal foi cercado pela polícia e teve dezenas de veículos de emergência médica. Também isolado esteve o centro da cidade, com as estações de comboio de Breiter Weg Süd e Nord a serem encerradas.

Os serviços de informação alertaram recentemente para o facto de os mercados de Natal serem um "alvo ideologicamente adequado para pessoas motivadas pelo islamismo".

A polícia de Magdeburgo criou, entretanto, uma linha telefónica exclusiva para as pessoas afetadas e respetivos familiares através do número 0391 - 546 1690 e uma página online para onde as testemunhas poderão enviar fotografias ou vídeos do ataque.

Devido a atentados recentes ocorridos em mercados de Natal na Alemanha, incluindo com atropelamentos mortais, as autoridades estabeleceram perímetros de segurança à volta dos mesmos, alguns guarnecidos com barreiras de betão e arame farpado.

Em dezembro de 2016 a Alemanha sofreu um atentado com um camião num mercado de Natal, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), no qual morreram 12 pessoas no centro de Berlim.

Montenegro reagiu: "Horrendo ataque"

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, foi uma das vozes que condenou o atropelamento na Alemanha. "Condeno veementemente o horrendo ataque no mercado de Natal de Magdenburgo, na Alemanha", pode ler-se na publicação de Montenegro, na rede social X.

Montenegro condena

Montenegro condena "horrendo ataque" a mercado de Natal na Alemanha

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, condenou o atropelamento num mercado de Natal da Alemanha que hoje provocou pelo menos dois mortos e mais de 60 feridos.

Lusa | 22:05 - 20/12/2024

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também condenou o ataque e manifestou "profunda consternação" e "repúdio de toda a violência contra civis".

Marcelo condena ataque mortal a mercado de Natal na Alemanha

Marcelo condena ataque mortal a mercado de Natal na Alemanha

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou o ataque de hoje num mercado de Natal na Alemanha que provocou pelo menos dois mortos e 68 feridos, 15 deles em estado grave.

Lusa | 23:20 - 20/12/2024

[Notícia atualizada às 23h47]

Leia Também: Volkswagen chega a acordo com sindicato para encerrar duas fábricas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas