A cotação do barril de crude do Mar do Norte fechou a sessão no International Exchange a cotar 1,42 dólares acima dos 72,81 com que acabou as transações na quarta-feira.
Os preços do petróleo voltaram a subir e já se aproximam da barreira dos 75 dólares por barril, depois das perdas da última sessão, depois de as reservas de gasolina e crude dos EUA terem subido mais do que o esperado na semana passada, devido às tensões políticas entre a Rússia e a Ucrânia.
O mercado acompanha com preocupação o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, quando a guerra ultrapassa os mil dias, e as suas possíveis consequências para o abastecimento de petróleo da região - que de momento não está a ser afetado - caso Kiev decida atacar a infraestrutura energética russa.
Além disso, vários meios de comunicação social noticiaram esta quarta-feira que a Ucrânia utilizou pela primeira vez mísseis britânicos Storm Shadow de longo alcance em território russo - embora não tenha havido qualquer confirmação oficial do Governo britânico.
O ataque surgiu também depois de os Estados Unidos terem confirmado que permitiriam à Ucrânia a utilização deste tipo de projéteis contra alvos militares na Rússia.
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em janeiro baixa 0,68% para 72,81 dólares