O Sporting recebeu e venceu, esta sexta-feira, o Moreirense, por 3-1, em jogo da 30.ª jornada da I Liga. A partida ficou marcada pelo hattrick de Viktor Gyokeres, que chegou aos 90 (!) golos oficiais com a camisola verde e branca.
No Estádio José de Alvalade, o avançado sueco voltou a ser o protagonista da noite e reforçou o estatuto de melhor marcador do campeonato, com 34 golos, mais dezoito do que Samu, do FC Porto.
Em termos coletivos, a vitória leonina permite consolidar o primeiro lugar, ainda que à condição, com 72 pontos, mais três do que o Benfica, que joga, este sábado, no reduto do Vitória SC.
Filme do jogo
Em relação ao último jogo, ante o Santa Clara, nos Açores, Geovany Quenda regressou à função de ala direito, relegando Ivan Fresneda para o banco de suplentes. O primeiro aviso surgiu logo no primeiro minuto da partida. Gyokeres escapou nas costas do defesa-central Marcelo e ofereceu o golo a Trincao, que revelou muita cerimónia na hora de atirar à baliza. Valeu o corte de Marcelo, que corrigiu o erro inicial.
Os cónegos cedo pareceram 'assustados' com a entrada de leão e os erros acumularam-se. Geny Catamo esteve perto de inaugurar o marcador, mas o disparo embateu no corpo de Dinis Pinto. Com enorme largura no seu jogo, a linha de quatro defesas do Moreirense era incapaz de resistir ao jogo ofensivo da turma verde e branca. O golo adivinhava-se e ele chegou, naturalmente.
Aos 12', Morten Hjulmand entrou na área, cruzou para a intervenção de Kewin Silva, que socou a bola para os pés de Geny Catamo, algo trapalhão na hora de finalizar o lance. Coube a Viktor Gyokeres emendar o remate do seu companheiro para o fundo das redes, lançando a festa em Alvalade.
A quantidade de perdas de bola dos visitantes ainda no seu meio-campo era constrangedora, fruto também da forte pressão dos comandados de Rui Borges. Aos 25 minutos, Trincão pegou na bola, tentou o remate de meia distância e o esférico sobrou para quem mais? Viktor Gyokeres. O avançado sueco recolheu a bola dentro da área, encarou o defesa contrário e rematou cruzado junto ao poste direito da baliza de Kewin Silva.
Numa primeira parte de sentido único, os locais terminaram os primeiros 45 minutos com 16 tentativas de golo contra apenas duas dos cónegos, muito erráticos e sem resposta para o que acontecia em campo.
Para a segunda parte, o técnico Cristiano Bacci deixou Sidnei Tavares e Ofori nos balneários e lançou Ivo Rodrigues e Rúben Ismael. Aos 47', Benny rematou para a primeira defesa de Rui Silva na partida.
O que parecia ser um sinal de um Moreirense mais atrevido, o Sporting fez questão de 'abafar' essas esperanças com um terceiro golo. Aos 52', Gyokeres chegou ao terceiro golo na conta pessoal, na sequência de um livre frontal, com um potente remate na zona do guarda-redes.
Contra a corrente do jogo, os visitantes reduziram. Aos 56', Cedric Teguia deu resposta nas alturas a um cruzamento de Frimpong. Pouco depois, aos 59', Yan Lincon esteve perto do 3-2, mas o cabeceamento saiu ligeiramente ao lado.
Os jogadores leoninos ficaram em alerta e ligaram o modo gestão, baixando o ritmo da partida e assumindo o controlo da bola. Aos 68', os mais de 44 mil adeptos presentes no recinto levantaram-se para aplaudir o regresso de Pedro Gonçalves aos jogos em Alvalade. O médio continua a somar minutos nesta reta final de época acreditando que poderá ser decisivo para o bicampeonato, 70 anos depois.
Até ao apito final da partida, nota para um remate de Trincão, para mais uma defesa atenta de Kewin Silva, numa segunda parte em que o Moreirense demonstrou uma melhor versão do seu valor.
Leia Também: EM DIRETO: Sporting-Moreirense encerra sexta-feira santa