A Microsoft completa esta sexta-feira, dia 4 de abril, o seu 50.º aniversário. Sim, foi neste mesmo dia, em 1975 que a Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen na cidade de Albuquerque no estado do Novo México, EUA.
A empresa, que começou por ser conhecida como Micro-Soft, teve o seu início a desenvolver software para um dos primeiros computadores pessoais - o Altair 8800 - e, mais tarde, Gates e Allen chegaram a acordo com a IBM em 1980 para desenvolver o sistema operativo do computador da empresa - o MS-DOS - e, cinco anos mais tarde, lançaram o Windows que se mantém ativo até aos dias de hoje.
Em 1986 a Microsoft mudou-se para Redmond, Washington, em 1989 chegou ao mercado a primeira versão do Office e, em 1997, a empresa decide comprar a Hotmail que foi um dos primeiros serviços de e-mail baseados na ‘web’.
Bill Gates, que tinha ocupado o cargo de CEO até então, abandonou o cargo no ano 2000 e foi Steve Ballmer a ascender a esta posição. Um depois foi altura da Microsoft lançar o Windows XP (um dos sistemas operativos mais populares de sempre e que ainda é usado por algumas pessoas) assim como a sua primeira consola de jogos, a Xbox.
A entrada no mundo da ‘cloud’ deu-se em 2008 com o Windows Azure, em 2009 foi altura de lançar o Bing para rivalizar com o Google, em 2011 foi decidido que a empresa compraria o Skype (que será encerrado neste ano de 2025) e, em 2012, foi altura do mundo conhecer o primeiro computador híbrido Surface.
Em 2013 acontece a transformação do Hotmail no Outlook e, um ano depois, Steve Ballmer abandona o cargo de CEO para dar lugar a Satya Nadella, executivo que se mantém até hoje no cargo de liderança da Microsoft.
Nos anos que se seguiram temos assistido não só a uma consolidação da Microsoft no mundo da ‘cloud’, como também a uma série de aquisições de grande envergadura, como é o caso da compra de ‘Minecraft’ em 2014, da aquisição do LinkedIn em 2016, da compra do GitHub em 2018 e ainda da Bethesda e da Activison Blizzard em 2021 e 2023 (respetivamente).
Entretanto, em 2019 formou-se a parceria entre a Microsoft e a OpenAI, dando início a uma colaboração que ajudaria a fazer chegar até hoje aquela que é uma das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) mais usadas em todo o mundo - o ChatGPT.
Durante os 50 anos de história da Microsoft vimos a empresa crescer ao ponto de se tornar uma das maiores empresas tecnológicas de todo o mundo e atingir um valor de mercado que, hoje em dia, ultrapassa os 2 biliões de dólares. Entretanto, a Microsoft anunciou em fevereiro de 2025 o seu primeiro ‘chip’ quântico - o Majorana 1 - que vai certamente garantir que a empresa continuará a ser um dos grandes ‘players’ do mundo da tecnologia.
Leia Também: Em clima de incerteza, Microsoft suspende construção de ‘data centers’