A empresa responsável pelo Facebook, Instagram e Threads, a Meta, anunciou que vai flexibilizar as regras de moderação de conteúdo nestas redes sociais.
Mais ainda, a tecnológica de Mark Zuckerberg anunciou que estas plataformas também terão Notas da Comunidade - uma funcionalidade usada hoje em dia pelo X de Elon Musk ao invés de verificadores de factos.
“Temos visto esta abordagem funcionar no X - onde dão à comunidade o poder de decidir quando as publicações são potencialmente enganadoras ou precisam de mais contexto e as pessoas de uma vasta diversidade de perspetivas decidem que tipo de contexto é mais útil para que os outros utilizadores possam ver”, pode ler-se no comunicado da Meta. “Consideramos que esta é uma melhor forma de alcançar a nossa intenção original de providenciar informação às pessoas sobre o que estão a ver - e uma menos vulnerável a parcialidade”.
A Meta adiantou que as Notas da Comunidade começarão por ser lançadas nos EUA “ao longo dos próximos meses”, com as mudanças destas regras de moderação a irem ao encontro das queixas de que a empresa censura “demasiado conteúdo inofensivo”.
Como conta o site The Verge, a gigante tecnológica adianta ainda que vai remover várias restrições em tópicos como imigração e identidade de género, com o conteúdo político a regressar às redes sociais da Meta “com uma abordagem mais personalizada”.