O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, lamentou "profundamente" a morte de Aga Khan, esta terça-feira, considerando que este deixa "um legado de transformação na comunidade ismaelita, que em Portugal tem uma presença importante e respeitada".
De recordar que o líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismaelitas, fundador e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) morreu hoje em Lisboa, aos 88 anos.
"Lamento profundamente o falecimento de Sua Alteza Karim Aga Khan IV, líder espiritual da Comunidade Muçulmana Xiita Ismaili", começou por escrever o socialista numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).
"Deixa um legado de transformação na comunidade ismaelita, que em Portugal tem uma presença importante e respeitada, com especial relevo para a presença da sede do Imamat Ismaili em Lisboa, desde 2015, e para os projetos educativos, culturais e sociais da Fundação Aga Khan no nosso país. Os mais sinceros pêsames à sua família e à comunidade ismaelita", acrescentou.
Lamento profundamente o falecimento de Sua Alteza Karim Aga Khan IV, líder espiritual da Comunidade Muçulmana Xiita Ismaili. Deixa um legado de transformação na comunidade ismaelita, que em Portugal tem uma presença importante e respeitada, com especial relevo para a presença da…
— Pedro Nuno Santos (@PNSpedronuno) February 4, 2025
Shah Karim Al-Hussaini, príncipe Aga Khan, 49.º imam hereditário dos muçulmanos ismaelitas, nasceu na Suíça, cresceu e estudou no Quénia e nos Estados Unidos da América, com ligações ao Canadá, Irão e França, e nos últimos anos também a Portugal.
Desde 2015, o Imamat Ismaili, entidade supranacional liderada pelo príncipe Aga Khan, passou a ter a sua sede mundial em Lisboa.
Leia Também: Marcelo lamenta morte de Aga Khan, "um bom amigo de Portugal"