Estava previsto que Marcelo Rebelo de Sousa falasse aos jornalistas depois de discursar no encerramento do 8.º Congresso Nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), mas no fim deste evento, cerca das 19h30, soube do internamento de Luís Montenegro no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
O chefe de Estado saiu do Centro de Congressos de Lisboa em passo acelerado, sem falar à comunicação social, justificando-se: "Não levem a mal, mas eu tenho de sair porque o primeiro-ministro foi internado".
Interrogado se tinha alguma informação sobre o estado de saúde do chefe do Governo PSD/CDS-PP, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Não sei, vou saber".
Antes, na sua intervenção no Congresso Nacional da ACEGE, que teve como tema "Construtores da esperança", o Presidente da República incluiu-se entre os que têm a fé cristã como parte central da vida e defendeu que "sem fé não é possível esperança".
"Não tem de ser uma fé religiosa", ressalvou, mas "uma fé, uma funda convicção ou conjunto de convicções".
"Com fé, a ética e a moral, existe uma esperança -- na vida familiar, uma esperança na vida de proximidade, uma esperança nas comunidades de várias dimensões e matizes, uma esperança na escola, uma esperança na empresa, uma esperança cívica ou política, local, regional, nacional, continental e universal", acrescentou.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, no atual momento de "desordem" internacional, é preciso "reafirmar valores onde é fácil fazer de conta de que morreram ou estão suspensos" e agir segundo um "quadro de valores que olhe longe e não apenas para o momento seguinte", com "uma fé de ação e não só de omissão".
"Nestes instantes, tenhamos fé, que essa fé inspire a nossa esperança, que uma e outra mobilizem a nossa compaixão, o nosso serviço incansável de todos e, neles, dos mais esquecidos de todos, e que nós, cristãos, nos encontremos na primeira linha do serviço e na última linha do privilégio", apelou.
[Notícia atualizada às 20h56]
Leia Também: Montenegro internado no Sta Maria, mas deverá ter alta nas próximas horas