O navio da Marinha Portuguesa NRP D. Francisco de Almeida está integrado no exercício NATO DYNAMIC MARINER 2025, que tem como objetivo “o treino e a certificação da componente marítima da NATO Allied Response Force, bem como o incremento da interoperabilidade entre os meios navais dos diversos países aliados”.
A embarcação saiu da Base Naval de Lisboa a 20 de março, tendo como destino a Base Naval de Rota, em Espanha. Aí permaneceu até 24 de março e, nessa mesma data, deu início à sua participação “neste exercício de elevada complexidade, juntando-se a um amplo contingente de unidades marítimas internacionais”, salientou a Marinha, em comunicado.
“Esta participação reflete o compromisso de Portugal no reforço da cooperação e segurança no domínio marítimo, alinhado com os valores e objetivos da Aliança Atlântica”, realçou.
O exercício, que é “um dos maiores da NATO no domínio marítimo de 2025”, conta com a participação de 30 navios e de dois submarinos, assim como de várias unidades anfíbias e de meios aéreos, totalizando mais de quatro mil militares oriundos de nove países da Aliança Atlântica.
Leia Também: Avião de reconhecimento russo sobrevoa Alemanha e regressa à Rússia