A jornalista Sandra Felgueiras revelou que, antes de divulgar a reportagem da TVI que deu origem ao caso gémeas, contactou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por WhatsApp no dia 23 de outubro de 2023, pouco depois das 16h00. Pediu-lhe para falarem, mas sem revelar o tema. Mais tarde, perto das 21h00, o chefe de Estado ligou-lhe duas vezes. Como a jornalista não atendeu, o Presidente ligou a um jornalista da sua equipa, Nuno Guedes.
"O Presidente da República ligou-lhe por WhatsApp, disse que sabia tudo sobre o que estávamos a investigar, que procedeu da forma habitual, que sabia que era o caso das gémeas e que mandou para o Governo como fazem com todos os outros casos", recordou Sandra Felgueiras na Comissão de Inquérito Parlamentar.
Antes, questionada sobre o motivo que a levou a avançar com a reportagem de investigação ao caso, Sandra Felgueiras disse que o fez depois de ter tido conhecimento de "múltiplas violações no acesso ao Serviço Nacional de Saúde".
"Esbarrei com o caso porque me falavam de múltiplas violações do acesso ao SNS. A resposta não poderia ser tão óbvia como há falta de médicos em Portugal. A questão foi amplamente discutida com a direção de informação, trabalho esse que não é exclusivamente meu. Começa comigo, mas depois é criada uma task force que me ajudou a concretizar este trabalho. O que me trouxe aqui foi perceber o que se passa no SNS", explicou Sandra Felgueiras na Comissão de Inquérito Parlamentar.
Acompanhada por um advogado da TVI e sem fazer a habitual declaração inicial, Sandra Felgueiras quis deixar claro que o caso "nunca foi sobre uma mãe nem sobre umas gémeas, mas sim sobre a existência ou não de interferência política".
"A 3 de novembro estamos em condições de avançar que, de facto, tinha havido uma mãe que assume que recorreu, pelos contactos de Nuno Rebelo de Sousa, a uma interferência política para aceder a um tratamento de quatro milhões de euros. Isto é de inegável interesse público", sublinhou a jornalista da TVI/CNN Portugal.
A jornalista revelou também que a mãe das gémeas, Daniela Martins, ameaçou a equipa da TVI "com um sem-fim de processos".
[Notícia atualizada às 15h05]
Leia Também: Gémeas? "Não é função" dos membros do Governo marcar consultas