Face ao agravamento do estado do tempo, que deixou não só os arquipélagos da Madeira e Açores, mas também 16 distritos do continente com avisos laranja e amarelo até quarta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) elaborou uma lista de conselhos a seguir, para que se mantenha em segurança enquanto conduz.
“A partir de hoje, os efeitos da depressão Garoe vão-se sentir em Portugal continental com precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente de granizo, situação que deverá manter-se até quarta-feira”, recordaram as forças de segurança, na rede social Facebook.
Nessa linha, a GNR aconselhou a que “adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e a existência de zonas de fraca visibilidade”, apelando ainda a que tenha “especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores”.
“Não atravesse zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e “garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas”, assim como a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de materiais que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” são outros dos conselhos listados.
A GNR salientou ainda que deverá ter “especial cuidado na circulação junto das zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais”. Por outro lado, não deverá “praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar”.
"Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”, rematou.
Recorde-se que, no domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou que a depressão Garoe, que afeta os Açores e a Madeira, vai estender-se também ao continente a partir de hoje, com chuvas fortes acompanhadas de trovoada e granizo. Apenas os distritos de Bragança e Guarda escapam aos avisos.
Leia Também: Portugal com avisos até quarta-feira devido à chuva e agitação marítima