A Força Aérea recebeu, pelas 7h30 desta sexta-feira, o terceiro helicóptero UH-60 Black Hawk, na Base Aérea N.º 8 (BA8), em Ovar, para integrar a Esquadra 551 - 'Panteras', que foi reativada no final do ano passado para a missão de combate aos incêndios rurais".
Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, a Força Aérea indicou que o helicóptero foi transportado por um avião KC-390, que partiu na quarta-feira com destino aos Estados Unidos, parando na Base Aérea N.º 4, Lajes, e Providence.
Já o "voo de regresso teve início no dia seguinte, com destino à BA8, efetuando escalas técnicas em Providence e na Base Aérea N.º 11, Beja".
O UH-60 Black Hawk será "destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno" e "permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados". Além disso, tem "capacidade de transportar até 2.950 litros de água por largada".
"Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um raio de ação de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h", indicou a Força Aérea.
A Força Aérea assinou contratos de aquisição de seis UH-60 Black Hawk, sendo que os primeiros dois helicópteros foram entregues em novembro de 2023. Os restantes deverão ser entregues até 2025.
Já em setembro deste ano, a Força Aérea assinou o contrato "para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios UH-60 Black Hawk, através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março, aumentando assim a frota para nove".
Pode ver, na galeria acima, imagens da chegada do UH-60 Black Hawk à Base Aérea de Ovar.
Leia Também: Força Aérea lança concursos para contratação de 40 meios aéreos até 2029