O Papa Francisco surgiu este domingo na varanda da Basílica de São Pedro, em Roma, para dar a sua tradicional bênção "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo), transmitida pelo canal de televisão do Vaticano.
Francisco, de 88 anos, apareceu pelas 11h00, hora de Lisboa, na Santa Missa celebrada pelo cardeal Angelo Comastri.
O Papa, que se encontra em convalescença há um mês depois de ter sofrido uma grave pneumonia, começou por desejar uma "boa Páscoa" aos fiéis no Vaticano e pediu ao mestre de cerimónias que lesse a sua mensagem de Páscoa perante as 35.000 pessoas reunidas na praça de São Pedro para a missa do domingo de Páscoa.
No fim, ainda percorreu o recinto no famoso papamóvel.
Antes, Francisco recebeu o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, para "saudações de Páscoa", dois meses depois de ter criticado fortemente a política migratória norte-americana.
Francisco não participou nos ritos da Semana Santa por estar ainda em convalescença, após ter passado 38 dias no hospital devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.
Reveja aqui as cerimónias:
O gabinete de imprensa da Santa Sé já tinha adiantado que o Papa tencionava estar presente, mas não o confirmou. Tal dependeria do seu estado de saúde e das condições climatéricas, acrescentara a comunicação do Vaticano.
A missa de Páscoa, que comemora a ressurreição de Cristo, teve início às 08h30 TMG de hoje na Praça de São Pedro, decorada com milhares de flores holandesas e com a presença de cerca de 300 padres, bispos e cardeais.
[Notícia atualizada às 12h00]
Leia Também: Papa Francisco é esperado na varanda da Basílica de São Pedro