Campanha para presidenciais romenas começa sem candidato que venceu em novembro

A campanha para as eleições presidenciais da Roménia, a 04 de maio, começou hoje, marcada pela ausência de Calin Georgescu, o ultranacionalista que venceu a primeira volta, em novembro, e cuja vitória foi posteriormente anulada.

Notícia

© DANIEL MIHAILESCU/AFP via Getty Images

Lusa
04/04/2025 13:17 ‧ há 1 semanas por Lusa

Mundo

Roménia

A primeira volta de novembro foi invalidada depois de terem sido descobertas inúmeras irregularidades, incluindo financiamento irregular e propaganda russa a favor de Georgescu, tendo este candidato sido impedido de participar nas eleições pelo Tribunal Constitucional.

 

Após a anulação da última eleição, as autoridades romenas estão a reforçar a sua vigilância para garantir que as regras são rigorosamente aplicadas.

Qualquer cartaz, vídeo, publicação nas redes sociais ou anúncio político que apresente um candidato deve ter um rótulo a explicar claramente três coisas: que é propaganda de campanha, qual o candidato ou partido que está a ser promovido e de onde vem o financiamento.

Além disso, é proibido utilizar mensagens que promovam o ódio, a discriminação ou a intolerância e todos os materiais publicitários da pré-campanha tiveram de ser removidos antes da nova campanha começar oficialmente.

Georgescu, que era pouco conhecido antes de novembro, centrou a sua campanha para as últimas eleições numa onda de publicações nas redes sociais, especialmente no TikTok, que não foram identificadas como propaganda de campanha e pelas quais disse não ter pago nada.

Com Georgescu fora da corrida presidencial, George Simion, líder do partido ultranacionalista AUR, está a emergir como o favorito nas sondagens, seguido pelo presidente da Câmara de Bucareste, o independente Nicusor Dan.

Simion, que apoiou Georgescu e cujo partido é o segundo maior no parlamento romeno, parece ter condições para garantir uma grande parte dos votos que apoiaram o candidato desqualificado.

Outras sondagens sugerem que Simion e Victor Ponta, o antigo primeiro-ministro socialista que é agora um candidato independente depois de ter sido expulso do seu partido devido a desentendimentos internos, são os favoritos para chegar à segunda volta, que pode acontecer a 18 de maio.

O candidato da coligação governamental --- composta por sociais-democratas, liberais e representantes da minoria húngara --- Crin Antonescu, parece estar relegado para o quarto lugar.

Apesar das autoridades romenas terem reforçado os controlos, persistem os receios de interferência russa e de campanhas de desinformação.

O portal de internet Hotnews noticiou hoje uma nova onda de propaganda pró-russa no TikTok, espalhada por contas que apoiavam Georgescu e que agora combinam mensagens anti-sistema com elogios ao Presidente russo, Vladimir Putin, ao falecido ditador comunista romeno Nicolae Ceausescu e ao próprio Georgescu.

Entre os 'slogans' espalhados pelo 'bots' (abreviatura de robot, programas de computador que executam tarefas de forma automática) estão frases como: "Juro pela bandeira da pátria que, se a Rússia atacar a Europa, lutarei pela Rússia!" ou "Putin, Presidente da Roménia".

Leia Também: Rejeitada candidatura presidencial de político de extrema-direita romeno

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas