"Apelei ao primeiro-ministro israelita para que ponha fim aos ataques em Gaza e regresse ao cessar-fogo, que o Hamas deve aceitar. Sublinhei que a ajuda humanitária deve ser retomada imediatamente", escreveu o presidente francês na sua rede social X.
Netanyahu apelou hoje ao Hamas para depor as armas, enquanto Israel prosseguia com os bombardeamentos.
Os ataques aéreos em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, mataram pelo menos 17 pessoas.
As tréguas, que entraram em vigor a 19 de janeiro após 15 meses de guerra, caíram por terra a 18 de março quando Israel retomou os bombardeamentos aéreos e a ofensiva terrestre no território palestiniano.
I just spoke with Israeli Prime Minister Benjamin @Netanyahu.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) March 30, 2025
The release of all hostages and Israel’s security are a priority for France.
I called on the Israeli Prime Minister to end the strikes on Gaza and to return to the ceasefire, which Hamas must accept.…
Emmanuel Macron também apelou a Israel para que "respeite estritamente" o cessar-fogo no Líbano, depois de Israel ter bombardeado os subúrbios do sul de Beirute pela primeira vez na sexta-feira, após uma trégua de quatro meses.
"Este pedido é dirigido a todas as partes, a fim de garantir a segurança da população civil dos dois lados da linha azul" entre Israel e o Líbano, frisou o chefe de Estado.
Na sexta-feira, Macron, que recebeu o Presidente libanês, Joseph Aoun, em Paris, insistiu novamente na "restauração total da soberania do Líbano".
"Depois das minhas discussões com o Presidente libanês na sexta-feira e desta discussão com o primeiro-ministro israelita, decidimos trabalhar em conjunto" sobre o Líbano, salientou Macron.
O Presidente francês revelou ter ainda discutido com Netanyahu "a estabilização da Síria e o restabelecimento da sua plena soberania", depois de se ter encontrado com o Presidente sírio em exercício, Ahmad al-Chareh, igualmente na sexta-feira.
Leia Também: Primeiro-ministro grego pede em Israel cessar-fogo em Gaza "rapidamente"