Os legisladores aprovaram por esmagadora maioria os projetos de lei, que tiveram apoio bipartidário e seguem agora para o governador democrata, Gavin Newsom, assinar.
As propostas incluem 2,5 mil milhões de dólares (2,39 mil milhões de euros) para as iniciativas de resposta a catástrofes e emergências do Estado californiano, tais como evacuações, acolhimento de sobreviventes e remoção de resíduos domésticos perigosos.
Também aprovaram quatro milhões de dólares (3,83 milhões de euros) para os governos locais agilizarem as aprovações para a reconstrução de casas, e um milhão de dólares (950 mil euros) para apoiar os distritos escolares e ajudá-los a reconstruir as instalações.
"Temos de ser capazes de agir com urgência, pôr de lado as nossas diferenças e concentrarmo-nos na disponibilização dos recursos financeiros, na colocação das botas no terreno que são necessárias e no alívio político que é necessário para limpar os bairros e reconstruir as comunidades", declarou Mike McGuire, um democrata e presidente provisório do Senado estadual.
Newsom apresentou a proposta de financiamento na semana passada. A medida expandiu a abrangência de uma sessão especial que ele tinha originalmente convocado em novembro para se preparar para batalhas legais contra o Governo do Presidente republicano, Donald Trump.
O governador também anunciou hoje um compromisso de 270 bancos, cooperativas de crédito e credores licenciados pelo Estado para fornecer alívio hipotecário aos proprietários de casas afetados pelos incêndios nos condados de Los Angeles e Ventura.
O maior dos recentes incêndios no sul da Califórnia deflagrou a 07 de janeiro, destruindo o bairro de Pacific Palisades, em Los Angeles, e matando 11 pessoas. O incêndio de Eaton, que deflagrou no mesmo dia perto de Altadena, matou 17 pessoas.
A região está também agora a combater o incêndio Hughes, que deflagrou na quarta-feira a norte de Los Angeles, se estendeu por mais de 39 quilómetros quadrados, originou ordens de retirada de mais de 50.000 pessoas e foi já considerado humanamente inelutável.
O Governo de Newsom afirmou que o Estado da Califórnia espera ser reembolsado pelo Governo federal com o financiamento de ajuda a catástrofes.
Leia Também: Trump ameaça suspender ajuda federal ao combate aos incêndios em LA