Um jovem gorila com cinco meses foi resgatado do compartimento de carga de um avião, em dezembro passado, em Istambul, na Turquia, e encontra-se atualmente a recuperar num jardim zoológico local.
Segundo as autoridades locais, citadas pelo The Guardian, está a ser debatida agora a ideia de o devolver ao seu habitat natural, no entanto ainda sem uma decisão final.
O animal encontrava-se numa caixa durante um voo da companhia aérea Turkish Airlines, que fazia o percurso entre a Nigéria e a Tailândia e foi descoberto durante uma escala Istambul.
A descoberta motivou uma competição pública para encontrar o nome para o pequeno gorila, que está a recuperar no zoo Polonezkoy. O animal passou a chamar-se Zeytin (Azeitona, em português).
"Claro que o que queremos e desejamos é que o bebé gorila… continue a sua vida no seu habitat natural", reiterou o diretor regional de conservação da natureza e parques nacionais de Istambul, Fahrettin Ulu, citado pelo mesmo meio de comunicação.
Fahrettin Ulu refere ainda que "o importante é que se estabeleça um ambiente absolutamente seguro no local para onde ele vai" e sublinha que isso "é extremamente importante para nós".
Nas últimas semanas, desde que foi encontrado, Zeytin já ganhou peso e tem mostrado sinais de recuperação da sua jornada traumática. "Quando chegou era muito tímido, ficava onde o deixávamos", diz a veterinária, Gulfem Esmen que revela que "não tem essa timidez agora. Nem quer saber muito de nós. Brinca sozinho".
Istambul tem sido, cada vez mais, cenário de descobertas de animais comercializados ilegalmente. O aumento é apontado ao facto do país ter-se vindo a tornar um importante centro aéreo entre continentes.
Em outubro do ano passado, foram encontrados 17 jovens crocodilos e 10 lagartos-monitores na bagagem de um passageiro, no aeroporto Internacional Sabiha Gökçen.
Veja as imagens deste jovem gorila na galeria.
Leia Também: Síria. Estados Unidos são os únicos interlocutores da Turquia