Líderes da Arménia e Bielorrússia discutem durante reunião diplomática na Rússia

Uma reunião entre vários países da União Económica Euroasiática teve hoje um contratempo, quando os líderes da Arménia e Bielorrúsia se envolveram numa discussão durante uma transmissão em direto do evento.

Notícia

© KAREN MINASYAN/AFP via Getty Images

Lusa
26/12/2024 20:23 ‧ há 15 horas por Lusa

Mundo

Rússia

O primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinyan, que tem procurado cada vez mais reduzir gradualmente os laços do seu país com Moscovo e estabelecer relações mais estreitas com o Ocidente, participou na reunião através de uma ligação vídeo, depois de ter cancelado a sua viagem na sequência de um teste positivo à COVID-19.

 

A sessão, organizada numa estância perto de São Petersburgo, começou a correr menos bem quando o Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, cujo país estava a assumir a presidência rotativa do grupo económico depois da Arménia, instou Pashinyan a visitar a Bielorrússia para a próxima reunião do grupo.

Pashinyan respondeu que tenciona participar na reunião da Bielorrússia através de videochamada. Lukashenko insistiu numa explicação e ofereceu-se mesmo para enviar um avião para transportar a delegação arménia para a capital bielorrussa.

Pashinyan recordou então a sua decisão anterior de congelar as visitas de alto nível à Bielorrússia devido ao apoio de Lukashenko ao rival da Arménia, o Azerbaijão.

"Não creio que este seja o formato correto para discutir estas questões", acrescentou Pashinyan.

Mas Lukashenko continuou a discutir e Pashinyan ripostou. Putin, que se sentou ao lado de Lukashenko, e outros líderes assistiram à altercação em silêncio.

Além do Presidente russo, Vladimir Putin, outros chefes de Estado participaram na reunião da União Económica Euroasiática, que inclui Rússia, Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguizistão.

A União Económica Eurasiática foi criada há uma década para incentivar laços comerciais mais fortes e facilitar o comércio entre os países, mas tem sido marcada por disputas económicas, entre outras, entre os membros.

Leia Também: Presidente da Geórgia quer novas eleições e medidas da UE contra governo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas