Num momento em que se intensifica a tensão entre a Rússia e Ucrânia, vários são países que têm estado a preparar planos de Defesa internos para se prepararem para um possível conflito nos seus territórios.
Espanha é o mais recente dos países a fazê-lo, com o Governo espanhol a anunciar que vai elaborar o seu primeiro plano nacional de proteção civil, especificamente dedicado para fazer frente ao "risco de guerra".
A informação é avançada pelo 20 minutos junto de fontes do Ministério do Interior.
Segundo estes, o plano faz parte da II Estratégia Nacional de Proteção Civil, uma iniciativa quinquenal que o Conselho de Segurança Nacional aprovou a 15 de outubro e que será publicada “brevemente” no Boletim Oficial do Estado (BOE).
A estratégia identifica pela primeira vez o “risco de guerra” no âmbito das emergências de proteção civil e contempla a formulação e publicação de "planos específicos sobre os quais se trabalha atualmente ”, segundo as mesmas fontes.
A Espanha segue assim os passos dos países nórdicos que entregaram panfletos aos seus cidadãos, indicando-lhes como devem preparar-se para um possível conflito, ou da Alemanha que terá elaborado um documento com mil páginas sobre o mesmo assunto.
Leia Também: Países nórdicos aconselham cidadãos a prepararem-se para uma guerra