Manter níveis de colesterol 'mau' baixos pode reduzir o risco de demência

É a conclusão de uma investigação publicada esta quarta-feira, 2 de abril, na Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/04/2025 08:10 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Pessoas com níveis baixos de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) no sangue, mais conhecido como colesterol 'mau', estão menos em risco de demência, concluiu uma investigação publicada esta quarta-feira, 2 de abril, na Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry.

 

Investigadores também concluíram que as pessoas com os níveis de colesterol 'mau' controlados também estão menos em risco de demência relacionada com a doença de Alzheimer

Leia Também: Comece a fazer estas 10 coisas o quanto antes e reduza risco de demência

Para chegarem a estas conclusões, os autores acederam a dados recolhidos por 11 hospitais universitários sobre doentes adultos em ambulatório sem diagnóstico prévio de demência, seguidos durante cerca de 180 dias após a realização de testes de colesterol LDL.

Perceberam assim que "os níveis de colesterol LDL inferiores a 70mg/mL estavam associados a uma redução de 26% no risco de demência por todas as causas", assim como a "uma redução de 28% no risco de demência relacionada com a doença de Alzheimer, em comparação com níveis de LDL superiores a 130mg/mL", explicam os investigadores, em comunicado

Já em pessoas com níveis de colesterol LDL inferiores a 55mg/mL verificou-se uma redução de 18% do risco de demência por todas as causas e de demência relacionada com a doença de Alzheimer. "Quando os níveis de colesterol LDL desceram para menos de 30mg/mL as reduções do risco desapareceram", acrescentam os cientistas. 

Também concluíram que os tratamentos com estatinas conferiu "uma proteção adicional contra a demência na presença de níveis baixos de colesterol LDL". Entre as pessoas com níveis de colesterol LDL inferiores a 70mg/mL, "a utilização de estatinas foi associada a uma redução de 13% no risco de demência por todas as causas e a uma redução de 12% no risco de demência relacionada com a doença de Alzheimer, em comparação com os não utilizadores".

Leia Também: Comportamentos sexuais de risco podem causar demência, alerta médico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas