"Villas-Boas tem responsabilidade e não pode sacudir a água do capote"

Em declarações ao Desporto ao Minuto, José Fernando Rio, ex-candidato à presidência do FC Porto, que apoiou Pinto da Costa nas últimas eleições, reagiu ao encontro da 28.ª jornada, atribuindo culpas a André Villas-Boas.

Notícia

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
08/04/2025 06:53 ‧ há 2 semanas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Exclusivo

A derrota do FC Porto no Clássico frente ao Benfica, no passado domingo, continua a ecoar no universo do futebol português, dada a dimensão da goleada e a forma como esta foi conseguida.

 

Em declarações ao Desporto ao Minuto, José Fernando Rio - ex-candidato à presidência do FC Porto, que apoiou Pinto da Costa nas últimas eleições - reagiu ao encontro da 28.ª jornada, atribuindo culpas a André Villas-Boas.

"Este é o jogo da época"

"Essa afirmação foi completamente despropositada. Jogos da época são os jogos que nos podem permitir ganhar troféus ou chegar a uma final. Este era apenas mais um jogo, importante é verdade, para sonhar ainda com a possibilidade de chegar, pelo menos, ao segundo lugar, e lutar pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada, mas nada mais que isso", começou por dizer.

De recordar que a frase foi proferida pelo presidente André Villas-Boas na antevisão ao encontro do Estádio do Dragão, que acabou por culminar num resultado histórico a favor das águias.

Duas derrotas para a I Liga frente ao Benfica

É preciso recuar até à temporada 1976/77 para descobrir a última vez que os encarnados conseguiram o feito de vencer os dois jogos a contar para o campeonato frente ao FC Porto. No entanto, este 'desastre do Dragão' fez com que Bruno Lage conseguisse devolver essa marca aos adeptos do clube da Luz. Ainda assim, José Fernando Rio acredita que estes dois jogos ante o rival não são o maior problema.

Otamendi fechou humilhação de Pavlidis ao FC Porto e Benfica 'disparou'

Otamendi fechou humilhação de Pavlidis ao FC Porto e Benfica 'disparou'

As notas do FC Porto-Benfica, que atira as águias para a liderança isolada, à espera do Sporting-Sporting de Braga.

Miguel Simões | 07:06 - 07/04/2025

"Acho que não são só estes dois resultados [frente ao Benfica] - que foram históricos -, o FC Porto tem batido muitos recordes negativos esta temporada, e isso obviamente que tem impacto. Toda a gente percebe que este ano pode ser um ano de transição, mas não pode ser um ano de total ausência de títulos ou de total ausência pelo título", alertou.

O antigo candidato deixa ainda um aviso à atual administração: "Se não estiver a ser já preparado um plano de reforço de competitividade do plantel para a próxima temporada, esta também se arrisca a ser um falhanço, porque Martín Anselmi ontem terminou o estado de graça - ainda não está em estado de desgraça - portanto agora as coisas serão mais gritantes."

Confiança em Anselmi pode estar na corda bamba

Embora já tenha afirmado que Anselmi será o treinador do FC Porto na próxima temporada, André Villas-Boas poderá ver-se forçado a contratar um terceiro técnico para os dragões em pouco mais de um ano de presidência caso não haja um investimento no plantel.

"A linha entre a confiança e a desconfiança do técnico vai ser muito mais ténue. A frase de André Villas-Boas, há uns dias, em que refere que Martín Anselmi será o treinador na próxima temporada pode ter sido feita sem propósito, uma vez que toda a gente acredita que Anselmi será o treinador da próxima temporada, mas não é completamente certo. A equipa pode ir abaixo com o resultado deste jogo e pode não conseguir superar este resultado", afirma José Fernando Rio.

Notícias ao Minuto André Villas-Boas e Martín Anselmi no treino do FC Porto© FC Porto

"Espero que a aposta em Anselmi não seja uma perda de tempo. Espero que, quando Martín Anselmi foi contratado, tenha sido a pensar no futuro e a pensar na forma que ele gosta de jogar, portanto foi antecipada uma contratação de um treinador que ainda não tem o plantel que deseja ter e espero que a presidência dê esse plantel ao treinador, senão foi uma pura perda de tempo... É o segundo treinador da primeira época [de André Villas-Boas], se for para mudar agora ou mais tarde será o terceiro", reiterou.

"Culpa da derrota? De todos, mas..."

"A culpa da derrota é de todos, mas o presidente do clube tem de ser o principal responsável. Os adeptos do FC Porto dão o desconto por ser a primeira época de presidência, sabíamos que havia uma perda de qualidade do plantel, que foi acentuada esta temporada por decisões desta administração. O Francisco Conceição foi emprestado porque não quiseram que ficasse no FC Porto", atirou José Fernando Rio.

Os negócios deste mercado de transferências não foram totalmente criticadas. No entanto, o ex-candidato não poupou a atual administração do FC Porto face à falta de substitutos para as vendas efetuadas.

Notícias ao Minuto Jogadores do FC Porto com a desilusão no rosto durante a partida frente ao Benfica© Getty Images

"O Galeno e o Nico González foram vendidos - e percebo essas vendas - mas foi uma opção da administração mas, pior ainda, foi decisão desta administração não ter reposto ou não ter procurado repor alguma qualidade no plantel depois destas vendas. Foram-se contratar jogadores jovens que nem sequer têm tido um papel relevante na equipa e acho que tinha sido muito mais acertado fazer contratações que fizessem a equipa terminar a época com algum sucesso e agora acaba por estar a ser um sucesso", confessou.

Castigo de André Villas-Boas ao plantel

O prolongar do estágio após a derrota pesada dos dragões, impedindo que os jogadores voltassem para as suas casas, não foi visto com bons olhos pelo apoiante de Pinto da Costa nas últimas eleições.

Villas-Boas castiga plantel do FC Porto depois de goleada com o Benfica

Villas-Boas castiga plantel do FC Porto depois de goleada com o Benfica

A equipa do FC Porto, que este domingo perdeu com o Benfica, por 4-1, no estádio do Dragão, na 28.ª jornada da I Liga de futebol, vai continuar reunida em estágio, disse à Lusa fonte do emblema portista.

Lusa | 07:31 - 07/04/2025

"Acho que o plantel não merece ser castigado, não vejo que a equipa tenha perdido o Clássico por falta de atitude, por falta de caráter nem por falta de querer, acho que a equipa deu aquilo que podia dar. A equipa neste momento não consegue dar mais do que aquilo. Não merece ser castigada e ficar mal vista pelo público em geral". 

Sei que o novo presidente está lá à pouco tempo, mas as responsabilidades são dele. Não pode tentar sacudir água do capote...

"Discordo da decisão de AVB e acho que não traz nada de bom para os jogadores nem para o plantel e, muitas vezes, pode-se perder um plantel por este tipo de decisões, quer dizer, pôr a culpa nos jogadores, acho contraproducente. Sei que o novo presidente está lá à pouco tempo, mas as responsabilidades são dele. Não pode tentar sacudir água do capote", concluiu.

Leia Também: Otamendi fechou humilhação de Pavlidis ao FC Porto e Benfica 'disparou'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sandra Madureira recorda Pinto de Costa. "Faz 2 meses que nos deixou"

Pinto da Costa

Sandra Madureira recorda Pinto de Costa. "Faz 2 meses que nos deixou"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2969
2Benfica2969
3Sp. Braga2960
4FC Porto2959
5Vitória SC2948
6Santa Clara2946
7Famalicão2943
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense2935
11Rio Ave2932
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Farense2921
18Boavista2918
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Schumacher viajou de helicóptero a propósito do nascimento da neta

Fórmula 1

Schumacher viajou de helicóptero a propósito do nascimento da neta

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas