O fim de semana promete ser de muitas mexidas no topo do campeonato português. Se o FC Porto recebe o Benfica já este domingo, o Estádio de Alvalade será, também ele, palco de um confronto que poderá ser decisivo nas contas do título de campeão nacional, esta época.
O Sporting recebe, na segunda-feira, o Sporting de Braga, a partir das 20h45, e sabe que qualquer ponto perdido nesta fase pode abrir caminho a uma ultrapassagem por parte do Benfica, isto, quando os encarnados têm de jogar em Alvalade, na penúltima jornada do campeonato.
Um eventual triunfo deixa, ainda, o Benfica na frente da I Liga durante 24 horas, com os leões a ficarem com pressão extra na receção ao Sporting de Braga, embora o histórico recente dos minhotos em Alvalade não contribua para uma saída sorridente desta viagem até Lisboa.
As duas últimas visitas dos minhotos ao terreno do Sporting terminaram com resultados muito negativas para os visitantes. Quer em fevereiro de 2023, quer em fevereiro de 2024, o Sporting de Braga perdeu por expressivos 5-0. Em 2022, mas para a Taça da Liga, o clube do Minho também perdeu por cinco golos sem resposta.
Quatro sobreviventes do último triunfo em Lisboa
A última vitória do Sporting de Braga em Alvalade remonta a fevereiro de 2022. Na altura, os bracarenses venceram por 1-2. Pedro Gonçalves, que deve falhar o jogo em Alvalade, foi o autor do golo leonino, mas os arsenalistas, orientados por Carlos Carvalhal, deram a volta, com golos de Galeno, agora na Arábia Saudita, e de Gorby, ao cair do pano.
Deste duelo, restam apenas quatro jogadores no plantel bracarense. O capitão Ricardo Horta e Gorby Baptiste, que saiu do banco para anotar o golo do triunfo, foram utilizados. Já Lukas Hornicek e Roger Fernandes não foram opção para a partida em Alvalade.
De referir que as duas equipas voltam a encontrar-se para o campeonato uma volta depois de Ruben Amorim se ter despedido do comando técnico leonino. Em novembro do ano passado, os verde e brancos encetaram uma reviravolta épica no Minho, vencendo por 2-4. Isto depois de terem ido para o intervalo com dois golos de desvantagem.
Leia Também: Jovem central com maior precisão de passe na elite europeia é do Sporting