FC Porto e Benfica protagonizam, este domingo, o duelo de cartaz de uma ronda que promete ser de emoções fortes no pódio da classificação da I Liga, com diferentes cenários traçados numa jornada que termina com um também frenético Sporting-Sporting de Braga.
Para os dragões, o Clássico é uma espécie de 'last chance' na luta pelo título, uma vez que seguem a nove pontos dos líderes e, com apenas sete jogos pela frente, qualquer cenário que não uma vitória tirará, praticamente em definitivo, as aspirações à equipa de Martín Anselmi - atualmente a partilhar o terceiro lugar com os bracarenses.
Já para as águias, este duelo pode significar um 'disparo' na classificação, aumentando para 12 pontos a diferença para o seu rival nortenho e ficando ainda à espera do que acontecerá em Alvalade.
A última visita do Benfica ao Dragão acabou com uma pesada goleada (5-0), curiosamente num contexto semelhante em que ambas as equipas seguiam a nove pontos de distância, mas já houve 'vingança' esta época, na primeira volta, quando a equipa de Bruno Lage goleou o conjunto na altura liderado por Vítor Bruno, por 4-1.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de João Pinheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Martín Anselmi:
Projeção do Clássico: "Desde o momento em que escolhemos esta carreira de treinador, é para viver estes jogos. Portanto, sem dúvida que me deixa muito expectante. Estar com os nossos adeptos em casa, a jogar um encontro desta importância. Depois, claro que sabemos o rival vamos enfrentar. Preparámos muito bem o jogo, com o foco na nossa tarefa e no nosso trabalho. Vai ser um jogo de muitos duelos, como sempre são estes jogos."
Jogo da época acontece frente ao Benfica: "No FC Porto, o jogo mais importante é sempre o jogo da época. Sem dúvida que este jogo é especial. Somos uns privilegiados por estar amanhã a defender estas cores deste clube num jogo desta importância tanto para nós como para eles. Sabemos que também é importante para eles, não podem perder a liderança no Dragão. O FC Porto tem de ir em busca dos três pontos."
O que espera do rival: "Imagino um rival que vá tentar atacar, buscar o controlo do jogo. Sabem que perder pontos no Dragão pode significar perder a liderança do campeonato e, por isso, têm de procurar os três pontos. E nós, tendo isso em conta, também sabemos o que temos de fazer, quais as debilidades do Benfica e os nossos pontos fortes. Para conseguirmos evitar que nos causem dados e para nós lhe causarmos danos. São jogos de muita importância, onde cada duelo conta muito, marca a diferença. Mas nós temos uma forma de competir que não depende do rival. Gostamos de atacar, de ser protagonistas, pensar na baliza adversária. Amanhã isso não vai mudar."
Bruno Lage:
Mentalidade vencedora frente ao FC Porto: "É um jogo muito importante para nós. Não é decisivo, mas é importante. Vamos com a missão de jogar bem e vencer o jogo. Sinto que o preparámos muito bem, sobretudo em função do que o FC Porto tem feito. É uma equipa diferente no sistema que tem utilizado. Prevejo que seja um Clássico quentinho. O mais importante é a mentalidade vencedora".
Pressão no Clássico?: "A nossa preocupação é estarmos sempre concentrados no que controlamos, que é o jogo. Aquilo que mais quero é que o jogo comece, de grandes emoções. Vencer no Dragão não é tarefa fácil, mas vamos com essa missão. Senti a equipa confiante, está num bom momento e a pressão que colocamos em nós próprios é fazer o nosso jogo, é jogar para ganhar títulos".
Lesão de Renato Sanches: "Não consigo explicar. Estamos sempre ao lado do Renato. Ele recupera sempre muito bem das mazelas que tem tido. Facilmente, entra nas opções para os jogos. Vinha de uma sequência de cinco jogos a contribuir para a equipa. Temos trabalhado muito com ele uma função diferente, onde se pedem coisas diferentes como primeiro médio ou segundo médio. Ele estava a fazer uma boa interpretação e é com alguma infelicidade que isto acontece. Ele que recupere rápido para poder estar no Mundial de Clubes".
Últimos resultados
FC Porto: V-V-D-V-E
Benfica: V-V-V-D-V
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Nehuén Pérez, Stephen Eustáquio, Iván Marcano, João Mário, Fábio Vieira, Alan Varela, Francisco Moura, Pepê, Rodrigo Mora e Samu Aghehowa.
Benfica: Anatoliy Trubin, Samuel Dahl, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Renato Sanches, Ángel Di María, Orkun Kokçu, Kerem Aktürkoglu e Vangelis Pavlidis.
Árbitro
FC Porto: Vasco Sousa e Marko Grujic (lesionados).
Benfica: Tomás Araújo (em dúvida), Renato Sanches, Alexander Bah e Manu Silva (lesionados).
Leia Também: Volta ao mundo em 399 dias. O que mudou desde o último FC Porto-Benfica?