O Benfica teve de sofrer para vencer, esta quarta-feira, o Farense (3-2), em jogo da 27.ª jornada da I Liga, igualando o Sporting no topo da tabela classificativa. A quatro dias de visitar o Estádio do Dragão, para disputar o Clássico com o FC Porto, que pode ser decisivo na luta pelo título, as águias conseguiram cumprir a missão imposta por Bruno Lage mas com claras dificuldades.
A noite na Luz foi abrilhantada por Kerem Akturkoglu, que esteve ligado aos três golos dos encarnados, mas a formação algarvia foi tudo menos 'passear' até Lisboa, vendendo cara a derrota.
De resto, o Farense até esteve perto de um eventual empate, mas acabou por não conseguir superar a qualidade adversária.
Feitas as contas, o Benfica soma agora 65 pontos e iguala o Sporting no topo da tabela classificativa, ao passo que o Farense continua sem ganhar em 2025 e prossegue afundado no 17.º e penúltimo posto com 17 pontos ao cabo de 27 rondas.
Filme do jogo
Bruno Lage voltou a carregar no botão da gestão, operando algumas mexidas, mas o Benfica entrou melhor na primeira parte e depressa desfez o nulo. Kerem Akturkoglu colocou as águias a vencer logo aos sete minutos, após cruzamento rasteiro de Aursnes, e pouco depois trocou de papel e assistiu Pavlidis (23') para o segundo golo da noite na Luz.
Com uma vantagem de dois golos na partida, os comandados de Bruno Lage tiraram o pé do acelerador e ainda antes do intervalo viriam a mesma diminuir para a margem mínima, por conta do golo de Tomás Ribeiro (43').
O Benfica entrou forte e chegou a uma vantagem de 2 golos mas o Farense, apesar de ter tido (muito) menos bola, fez o dobro dos remates dos encarnados e terminou a 1.ª parte com os mesmos expected goals pic.twitter.com/vC6elzDkEX
— Playmaker (@playmaker_PT) April 2, 2025
O intervalo chegou e Bruno Lage não perdeu tempo em mexer, fazendo entrar Leandro Barreiro para o lugar de Renato Sanches. O internacional português havia sido uma das novidades no onze, mas não regressou para o segundo tempo, restando agora saber se foi mera opção técnica de Lage ou se aí está mais um problema físico.
Apesar da maior ousadia algarvia, a noite era mesmo de Akturkoglu que chegaria ao bis aos 54 minutos, aproveitando o passe de Pavlidis, que fez a nona assistência na temporada, a quinta no campeonato.
16.º golo de Akturkoglu esta época (juntando Benfica e Galatasaray): ultrapassa os golos apontados na época passada e chega ao seu 2.º melhor registo da carreira - só atrás dos 20 apontados em 2019/20, ainda no 3.º escalão 🇹🇷 pic.twitter.com/IoXUwOR24G
— Playmaker (@playmaker_PT) April 2, 2025
A vantagem de dois golos voltou a ser reduzida, com o Farense a restabelecer a vantagem mínima aos 63 minutos, com Rony Lopes a concluir da melhor forma uma bela jogada coletiva.
Aos 75 minutos, o treinador do Benfica voltou a mexer na equipa, até porque o adversário ia espreitando o empate, e fez entrar Schjelderup e Belotti para os lugares de Di María e Pavlidis.
Apesar dos sustos, as águias acabariam mesmo por confirmar o triunfo, o 21.º no campeonato, e os 65 pontos valem o 'empate' com o Sporting na liderança. No próximo domingo, o Benfica visita o Estádio do Dragão para medir forças com o rival FC Porto.
Momento do jogo: O segundo golo de Akturkoglu, o terceiro do Benfica, surgiu na fase em que o Farense parecia estar mais perto de chegar o empate. O tento não travou, na totalidade, os algarvios, mas tirou alento.
Leia Também: Akturkoglu troca de papel e Benfica amplia vantagem na Luz
[Notícia atualizada às 22h17]