As mais recentes palavras de André Villas-Boas em torno da atualidade do FC Porto, numa entrevista publica pelo jornal O Jogo na passada quarta-feira, foi alvo de fortes críticas por parte de Francisco J. Marques, com um longo (e impactante) discurso sobre vários dos temas abordados, nomeadamente em torno de Pinto da Costa, Sérgio Conceição, Francisco Conceição e Martín Anselmi.
"André Villas-Boas reconheceu, como se isso não fosse visível, que está a falhar na gestão desportiva. A verdade é que em 11 meses de presidência de Villas-Boas e respetiva direção a situação é calamitosa, com uma sucessão de péssimas decisões, que atiraram a nossa equipa para uma situação muito má, mais perto de uma participação na Liga Conferência do que na Liga dos Campeões. AVB e os seus apoiantes traçam sempre um cenário maravilhoso, tudo o que fazem é bem feito, mas depois há a chatice de haver jogos e os jogos desmentirem sucessivamente o que dizem. A liderança não se compra, o carisma não se aprende e o FC Porto está a pagar e vai continuar a pagar o preço de estar entregue a gente que não estava minimamente preparada, que não vive o clube com a intensidade e a identidade necessárias (ninguém da comissão executiva, por exemplo, acompanhava a vida do clube)", começou por escrever o antigo diretor de comunicação e informação do FC Porto.
"AVB voltou a falar do facto de Sporting e Benfica terem ficado em silêncio aquando da morte de JNPC. Toda a gente sabe a ligação que eu tinha a JNPC, nunca escondi nem escondo a admiração por um homem providencial como JNPC, e como é óbvio acho que se os presidentes do Sporting e do Benfica fossem homens decentes tinham apresentado condolências institucionais. Hesitei muito em incluir esta parte na minha análise à entrevista, mas se me calasses seria cúmplice de mais um exemplo de uma hipocrisia sem fim, que é, ao mesmo tempo, um desrespeito pela figura maior do nosso clube e só quero dizer isto: AVB é a última pessoa à face da terra a poder tecer comentários por causa de alguém não ter apresentado condolências aquando da morte de JNPC", atirou sobre Pinto da Costa.
"AVB reconheceu que Francisco Conceição foi emprestado por causa da saída do pai e entrada de Vítor Bruno. Ou seja, AVB contratou para treinador da equipa principal um técnico que nunca tinha sido treinador principal e que ele, Villas-Boas, não conhecia a trabalhar e para isso emprestou o melhor jogador da segunda metade da época anterior. Brilhante. Mais amador era mesmo impossível. Isto não é defender os interesses do FC Porto. Digo isto há meses e chegou agora a confirmação: AVB não teve coragem de enfrentar um problema complicado e preferiu varrê-lo para baixo do tapete através de um empréstimo que causou um decréscimo enorme na qualidade da equipa. Liderança zero. Imperdoável", acrescentou acerca dos dois nomes mais falados da família Conceição.
"Anselmi continua se não chegar ao segundo lugar? Continua se cair para quarto? Continua se o mundial de clubes for uma catástrofe? Continua a qualquer preço? Porquê? Porque o que já fez mostrou uma qualidade tal que nos dá garantias, ou porque é uma fezada? Não teria sido mais avisado dizer que no final da época reuniria com o treinador para avaliar a situação? Pelo menos seria o Anselmi a ter de sentir a pressão de ganhar no Estoril e de ganhar ao Benfica no Dragão. Se isso acontecer o final de época pode ser bem mais satisfatório e quem sabe até pode desencadear crise no rival e permitir chegar a lugar de Champions", vincou Francisco J. Marques, alertando para a "posição de refém" do presidente do FC Porto em relação ao seu treinador argentino.
Para além disso, o pagamento de 179 milhões de euros do passivo, os salários em atraso de novembro e o pobre momento da equipa B também foram temas abordados pelo antigo diretor da 'era Pinto da Costa' na publicação abaixo.
André Villas-Boas reconheceu na entrevista ao JN/O Jogo, como se isso não fosse visível, que está a falhar na gestão desportiva. A verdade é que em 11 meses de presidência de Villas-Boas e respetiva direção a situação é calamitosa, com uma sucessão de péssimas decisões, que… pic.twitter.com/KlvroWQ817
— Francisco J. Marques (@FranciscoMarkes) March 27, 2025
Leia Também: AVB abre portas a Conceição e garante: "Nunca quis magoar Pinto da Costa"
Leia Também: Pior FC Porto de sempre? Gestão de Villas-Boas 'arrasada' por Nuno Lobo