São Pavlidis 'fintou' desperdício e marcou duelo histórico nas 'meias'

As notas do Benfica-Sporting de Braga, que carimbou o apuramento encarnado para as meias-finais da Taça de Portugal.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
27/02/2025 07:02 ‧ 27/02/2025 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

O Benfica confirmou o bom momento de forma que vive e garantiu, na noite de quarta-feira, o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal. Um golo de Vangelis Pavlidis ainda na primeira parte bastou para os encarnados fazerem a festa no fim dos 90 minutos.

 

Ainda assim, o Benfica podia ter saído desta partida com uma vitória mais folgada. Com uma primeira parte de grande qualidade, as águias criaram oportunidades de golo suficientes para chegarem ao intervalo com a eliminatória decidida. Com algumas poupanças em relação ao jogo com o Boavista, os encarnados aproveitaram um desinspirado Sporting de Braga, especialmente no ataque, para criar muito perigo junto da baliza contrária.

Ainda assim, Hornicek foi evitando enquanto pôde o golo de um Benfica que se agigantou na primeira parte. Ainda assim, o checo foi incapaz de deter o mais recente goleador das águias. Numa jogada desenhada pela esquerda aos 39 minutos, Dahl descobriu Pavlidis à entrada da área e o grego, após dominar a bola, desferiu um potente remate, sem hipóteses para Hornicek.

Na segunda etapa, e apesar da curta vantagem encarnada, o encontro tornou-se algo descaracterizado, de menor ritmo. Uma situação que acabou por beneficiar o Benfica, que esteve perto de ampliar a vantagem através de Schjelderup. Os encarnados acabaram por segurar o golo trazido da primeira metade.

Segue-se agora um reencontro com o surpreendente Tirsense, do Campeonato de Portugal. Na única presença desta equipa nortenha nesta fase adiantada da competição, foram os encarnados que os eliminaram, em 1971/72. Agora, há novo duplo duelo. A primeira mão da meia-final agendada prevista para 2 de abril, em Santo Tirso, e a segunda para 23 do mesmo mês, em casa do Benfica.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

De patinho feio a preferido dos adeptos. Se no início da temporada não estava no topo das escolhas dos apoiantes do Benfica pela falta de golos, Vangelis Pavlidis tornou-se o 'ganha-pão' dos encarnados. Nos últimos dez jogos, o grego leva 11 golos. Na noite de ontem, voltou a destacar-se pela grande intrusão no trabalho coletivo.

Surpresa

Se o Sporting de Braga sai com uma derrota pela margem mínima da Luz, muito o deve a Lukas Hornicek. Chamado a render Matheus Magalhães, que rumou ao Ajax, o jovem checo brindou os adeptos dos minhotos com uma exibição quase irrepreensível. Adiou ao máximo o golo do Benfica, com um par de defesas fantásticas, e só não evitou o remate certeiro de Pavlidis.

Desilusão

Paulo Oliveira 'borrou' a pintura no lance que deu origem ao golo de Pavlidis. Pressionado por Bruma, o experiente central acabou por colocar a bola nos pés de Dahl. O sueco assistiu Pavlidis e este, com espaço para rematar, não facilitou.

Treinadores

Bruno Lage

O Benfica fez uma primeira parte quase exímia, até mandona. Pressionou o adversário, criou vários lances de perigo e só pegou na eficácia na primeira parte. Lage foi inteligente a controlar a curta vantagem trazida da primeira parte, até quando o Sporting de Braga podia ter causado alguma mossa na etapa complementar.

Carlos Carvalhal

Onde esteve ontem na Luz aquele Sporting de Braga que veio a Lisboa vencer para a I Liga? Os minhotos estiveram longe dessa exibição e quase nem criaram perigo junto da baliza de Samuel Soares. Safou-se o cabeceamento de Racic que passou rente ao poste ainda na primeira parte. Equipa esteve muito descaracterizada.

Arbitragem

João Pinheiro não protagonizou nenhum erro que afetasse verdadeiramente a partida, ainda que não tivesse apresentado um critério coerente ao longo dos 90 minutos.

Leia Também: Pavlidis volta a 'estourar' o ketchup e Benfica garante 'meias' da Taça

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Haaland avisa: "Eu estarei de volta"

Manchester City

Haaland avisa: "Eu estarei de volta"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2726
15Estrela2723
16AVS2723
17Farense2617
18Boavista2715
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas foram as 10 marcas de automóveis mais vendidas em março

Mercado automóvel

Estas foram as 10 marcas de automóveis mais vendidas em março

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas