Corria o ano de 2006 quando chegava a Lisboa um nome que, porventura, seria um perfeito desconhecido para os adeptos do Benfica. Com experiência na Ligue 1 e na Premier League, o técnico Ronald Koeman via chegar em janeiro o médio Laurent Robert.
Numa altura em que os encarnados preparavam a participação nos oitavos de final da Champions, aos lisboetas chegavam um reforço que prometia lutar por um lugar no meio-campo contra pesos pesados como Petit, Karagounis ou Manuel Fernandes. A tarefa não se avizinhava fácil, mas o francês foi capaz de encontrar o seu espaço nos eleitos.
"Estou muito contente porque o Benfica é um superclube que mostrou interesse em mim. Jogar na Liga dos Campeões é magnífico e é por isso que estou aqui. Se puder jogar na Liga portuguesa pelo Benfica fá-lo-ei com prazer, pois venho a 100 por cento para um grande clube", frisou, na altura, o agora antigo jogador de 49 anos.
O inicio de Laurent Robert de águia ao peito foi muito prometedor. Estreou-se para o campeonato frente ao Paços de Ferreira, dias depois de ter sido contratado, e marcou logo no encontro seguinte da Taça de Portugal, frente ao Tourizense.
Mas a entrada fulgurante foi sol de pouca dura. Robert bem disse que vinha a 100 por cento para o Benfica, mas onda de entusiasmo em torno do jogador foi desaparecendo e as limitações do francês foram-se tornando evidentes. Aquilo que parecia ser uma entrada de rompante de águia ao peito deixou o gaulês na lista dos indesejados dos adeptos.
Laurent Robert esteve apenas meia-temporada no Benfica© Getty Images
As críticas iam aumentando à medida que o médio não dava o seu melhor contributo aos encarnados. Mas que melhor maneira há de silenciar os críticos? Com golos. E se estes tiverem algum toque decisivo os adeptos agradecem. Em fevereiro de 2006, e num lance que deu a vitória ao Benfica num Clássico, Laurent Robert marcou quase desde o meio-campo, num 'frango' de Vítor Baía. Isto depois de já ter sido um dos elementos em destaque na vitória dos lisboetas na Luz frente ao Liverpool, em jogo da Liga dos Campeões.
O remate feliz valeu três pontos às águias e, mais importante, recolocou a equipa de Ronald Koeman na corrida pelo título. Após o golaço, o antigo jogador volta a fazer o gosto ao pé e marcou ao Estrela da Amadora na jornada seguinte. Voltou a ter uma exibição positiva ante o Liverpool na segunda mão dos quartos de final da Champions... até desaparecer.
A partir daí, Laurent Robert entrou numa espiral descendente até à saída da Luz no fim da época 2005/06. Depois de começar a temporada cedido ao Portsmouth, Laurent Robert desvinculou-se do Newcastle e fez apenas 20 jogos pelo Benfica.
Despediu-se dos lisboetas a 23 de Abril de 2006 frente ao Nacional. Ainda participou no final da época num torneio em Moçambique, mas apenas para confirmar a sua dispensa por parte de Fernando Santos.
Laurent Robert no Newcastle.© Getty Images
As proezas inacreditáveis que Laurent Robert fez ao serviço do Paris Saint-Germain e do Newcastle faziam os adeptos do Benfica sonhar. Mas, a bem da verdade, o francês passou algo incólume pelos lisboetas. Depois de apenas meia temporada em Lisboa, o francês foi para o Levante, na La Liga, onde fez apenas 13 jogos.
Retomou a Inglaterra em 2008 quando assinou pelo Derby County, com os adeptos dos rams a não guardarem, certamente, boas memórias de Robert. É que o francês fez apenas quatro jogos nos britânicos. Ainda neste mesmo ano esteve no Canadá ao serviço do Toronto FC e despediu-se dos relvados com uma viagem até aos gregos do Larissa.
Pai de três filhos, Laurent Robert dedica-se, atualmente, a ser comentador desportivo. Em França é comum vê-lo nos estádios a dar a sua opinião sobre os mais diversos jogos.
Laurent Robert tem 49 anos.© Getty Images
Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento.
Leia Também: Do Sporting a Israel (e pairam dúvidas). O que é feito de André Martins?
Leia Também: Da desilusão na Luz às portas do Mundial'2010. O que é feito de Makukula?
Leia Também: Da seleção para as distritais, 'Lord' já é 'Rei'. O que é feito de Licá?
Leia Também: De goleador no FC Porto... a cantor. O que é feito de Jackson Martínez?