Quem nunca faltou a um dia de escola por doença que atire a primeira pedra. O problema é quando essa mesma falta, que até foi justificada pelos pais, é uma mentira e acaba por ser 'caçada' pela escola. E foi o que aconteceu em Inglaterra.
Um jovem adepto do Newcastle, de nove anos, faltou à escola para viajar até Londres com o seu pai para assistir à primeira mão das meias-finais da Taça da Liga Inglesa entre Arsenal e os magpies. Até aqui tudo bem, menos quando a escola apanhou a criança.
Sammy Scott, de Forest Hall, foi com pai Mark até à capital inglesa. Para justificar esta falta a um dia de aulas, a mãe Claire enviou um e-mail à escola no qual informava que o filho se encontrava doente e que, por isso, não iria comparecer nas aulas.
O problema veio mesmo depois. Câmaras da estação televisiva Sky Sports apanharam o pequeno Sammy a festejar o segundo golo da sua equipa contra o Arsenal. Atenta, a escola enviou um e-mail de resposta à mãe a dizer que o filho teria uma falta injustificada.
"Queridos pais, só para vos informar que a ausência do Sammy na terça-feira, dia 7, será agora marcada como não justificada. Isto deve-se ao facto de as imagens dos meios de comunicação social o mostrarem fora de casa, em Londres, num jogo de futebol. Por favor, contactem-nos se quiserem falar mais sobre este assunto", podia ler-se no e-mail da escola.
Em entrevista ao The Sun, Mark revelou que tem recebido inúmeras mensagens e elogiou a escola do filho.
"Estávamos mesmo à frente do Emirates e estávamos a festejar quando o Gordon marcou. As câmaras viraram-se para nós, mas é óbvio que, na altura, não sabíamos que tínhamos aparecido na televisão. Pouco depois, o meu telemóvel começou a ficar louco e as pessoas enviavam-nos vídeos e mensagens a dizer: 'Acabámos de te ver a ti e ao Sammy na televisão'. Pensámos que era brilhante na altura, mas depois a Sky Sports usou a fotografia do Sammy como imagem. Foi bom, mas é óbvio que a escola dele viu, porque recebemos um e-mail a dizer que o dia de baixa era agora uma ausência não autorizada", referiu o pai.
"O Sammy só tem nove anos e não se apercebe da dimensão que isto tomou. Ele não está preocupado com nada e está a fazer as coisas normalmente. Na verdade, tem um registo de assiduidade muito bom, quase 100 por cento. Está no escalão mais alto da escola em termos de assiduidade. Adora futebol e joga duas vezes por semana numa equipa local e treina três vezes por semana. O professor dele é um grande adepto do Newcastle - até o encontrámos no jogo dos Spurs no fim de semana - e estava a fazer uma piada com o Sammy", revelou.
A história já se tornou viral em Inglaterra e milhares de adeptos pediram à escola que justificasse a falta. Até o antigo avançado inglês Peter Crouch a veio a público defender o jovem: "Têm de dar um desconto a este rapaz. São memórias para toda a vida..".
É caso para dizer que, tal como conta o ditado popular, mais depressa de apanha um mentiroso do que um coxo. Mas, ao que tudo indica, a escola não irá aplicar qualquer tipo de multa aos pais por ter considerado a história engraçada.
Newcastle fan, nine, is caught out skipping school for key match after Sky's cameras showed him beaming with delight at Geordie win https://t.co/y9WzyoP1DB pic.twitter.com/fkezQ9fHxr
— Mail+ (@DailyMailUK) January 10, 2025
Leia Também: Treinador do Chelsea confirma saída de dois jogadores já em janeiro
Leia Também: Arsenal 'foge a sete pés' após conhecer valor que teria de pagar por Isak
Leia Também: Arsenal revive pesadelo com Newcastle e espera por reviravolta na 2.ª mão