Obra de Caravaggio em exposição aberta ao público pela primeira vez

O retrato de Barberini, que era um grande patrono das artes, está entre as poucas obras de Caravaggio que sobreviveram, já que a maioria perdeu-se ou foi destruída.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Notícias ao Minuto
22/11/2024 18:21 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Cultura

Arte

Um retrato da autoria de Caravaggio que se encontrava numa coleção privada desde que foi descoberto, há mais de 60 anos, está em exposição pela primeira vez, na Galeria Nacional de Arte Antiga, em Roma, em Itália.

 

Caravaggio, cujo nome verdadeiro era Michelangelo Merisi, era um mestre da técnica do claro-escuro, que fazia uso da iluminação para dar vida a quem pintava. Determinou-se que o retrato de Monsenhor Maffeo Barberini, que viria a ser o Papa Urbano VIII do século XVII, era da sua autoria em 1963, de acordo com a agência Reuters.

"Desde então, nunca foi visto em nenhum museu, nunca foi emprestado para uma exposição, por isso é a primeira vez", disse o diretor do museu, Thomas Clement Salomon, ao mesmo meio.

O retrato de Barberini, que era um grande patrono das artes, está entre as poucas obras de Caravaggio que sobreviveram, já que a maioria perdeu-se ou foi destruída.

"Desde a década de 1960, foram muito poucos os especialistas que tiveram a oportunidade de o ver pessoalmente. Uma coisa é conhecer o quadro através de fotografias, outra é vê-lo pessoalmente e aperceber-se da sua qualidade, do seu poder quase magnético", considerou a curadora Paola Nicita.

A obra estará em exposição de 23 de novembro a 23 de fevereiro de 2025.

Leia Também: Museu do Neo-Realismo celebra centenário de Soares com exposição inédita

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas