Novo projeto musical Rita & Os Usados de Qualidade revela primeiro tema

 Os músicos Rita Redshoes, José Peixoto, Manuel Paulo, Ruca Rebordão e Norton Daiello e o letrista João Monge juntaram-se no projeto Rita & Os Usados de Qualidade, cujo tema de estreia, "Só penso nisso", é divulgado na sexta-feira.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
21/11/2024 10:08 ‧ há 7 horas por Lusa

Cultura

Música

A música "abre um bocadinho em leque, mas aponta uma direção" daquele que é o som de Rita & Os Usados de Qualidade, que "passa por vários universos".

 

José Peixoto não gosta de catalogar ou definir sonoridades, mas refere que o som da banda "passa um bocadinho pelo jazz, pela música pop". "Há ali uma confluência de direções que acho que estão bem representados nesse tema ['Só penso nisso']", disse, em entrevista à agência Lusa.

O álbum, a ser editado no primeiro trimestre de 2025, tem algumas canções "bastante mais introspetivas, mais despidas e um bocadinho mais densas na lírica, nos arranjos e na melodia", revelou Rita Redshoes.

O 'single' de estreia é uma das canções "mais luminosas" do álbum. "Quisemos dar esse primeiro passo também para as pessoas perceberem que alguns de nós são usados, mas não são pesados. Há de facto humor, há um grande humor aqui no meio, e uma certa leveza", disse a cantora.

A ideia de criar um projeto feito de músicos 'Usados de Qualidade' partiu de José Peixoto e João Monge.

"Queria juntar um núcleo de músicos maduros, acima dos 60 anos, para darmos futuro ao nosso passado. O nome do Manuel Paulo veio logo à baila, porque ele e o João Monge já têm um bom percurso juntos. Um bom lote de canções", contou José Peixoto.

Os três já reuniam repertório suficiente, "também ele usado", para arrancar com o projeto.

Embora fosse 'usado', o repertório escolhido, todo com letras de João Monge e música de Manuel Paulo ou José Peixoto, "não teve grande exposição, não teve estrada ou não teve grande mediatização".

Aos temas escolhidos, os músicos deram "uma roupagem completamente nova, com arranjos que não têm nada que ver com os originais". "Acaba por ser música nova, com conteúdos antigos", referiu José Peixoto.

A equipa foi formada tendo em conta o critério 'maiores de 60 anos', que Ruca Rebordão também cumpre, mas acabaram por abrir exceções para o baixista Norton Daiello e para Rita Redshoes.

Para a cantora foi "uma surpresa gigante" ser convidada para se juntar ao grupo. "Foi daquelas coisas que me aconteceu que não me passaria pela cabeça. Foi muito surpreendente quanto recebi o telefonema com o convite", partilhou.

Embora venha de "mundos um bocadinho diferentes do 'núcleo duro' da banda", como disse José Peixoto, a cantora encaixou na perfeição com estes 'Usados de Qualidade".

"Foi um processo muito harmonioso, acho que as energias das pessoas se cruzaram mesmo muito bem e caminhámos todos no mesmo sentido, que é um sentido que tem o humor associado. Quer no repertório, quer na própria dinâmica da banda, e no nome, claro. E é esse o espírito com que temos levado este projeto em frente", referiu.

O concerto de apresentação do disco está apontado para março, quando o álbum já estiver editado, em CD e vinil, e disponível nas plataformas de 'streaming'.

O alinhamento do espetáculo irá contar com mais temas, além dos que estarão incluídos no álbum, mas "tudo usados e tudo de qualidade".

Quanto à criação de temas inéditos, "no futuro se verá".

"Está a dar tanto prazer que eu consigo projetar isto para o futuro e ver isto a andar lá para a frente", disse José Peixoto.

Rita Redshoes partilha "a mesma sensação". "A energia que criámos é tão boa, positiva e de amizade. E quando se cria uma amizade assim é um bom ponto de partida para que depois as coisas profissionalmente e musicalmente possam correr bem. O prazer de tocarmos juntos é o que nos move e é motivo mais do que suficiente para estarmos aqui e continuarmos", disse.

Rita & Os Usados de Qualidade são Rita Redshoes (voz), Norton Daiello (baixo), Ruca Rebordão (percussão), José Peixoto (guitarra) e Manuel Paulo (piano).

Leia Também: Cantora de jazz Samara Joy atua em Portugal no próximo ano

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas