Quem nunca questionou qual é a velocidade máxima que um cinemómetro, também conhecido como radar de velocidade, consegue captar?
O Auto ao Minuto foi à procura da resposta e encontrou-a nos certificados de verificação de radares colocados no site da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
No "intervalo de indicação", a grande maioria dos radares disponíveis tem como velocidade máxima os 300 km/h.
Referimos "grande maioria", uma vez que existem alguns radares geridos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) que só detetam velocidades até 250 km/h.
Recorde-se que o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) conta, neste momento, com 123 radares de velocidade, 100 de velocidade instantânea e 23 de velocidade média. Depois de um aumento do número de radares em 2024, a ANSR garante agora que não existe qualquer previsão de aumentar a rede, embora o organismo deixe um alerta.
"Poderá ser ponderada a instalação de mais radares, até porque Portugal tem um número de radares por milhão de habitantes muito inferior aos países com melhor desempenho em segurança rodoviária", lê-se no site oficial da ANSR relativa aos radares de controlo de velocidade.
Leia Também: Radares de velocidade violam a privacidade dos condutores?
Leia Também: Janeiro já vai a meio... e os radares? Por onde 'param' no resto do mês?