Morreu Osamu Suzuki, presidente da Suzuki por mais de quatro décadas

Não resistiu a um linfoma maligno.

Notícia

© Tomohiro Ohsumi/Bloomberg via Getty Images

Lusa
27/12/2024 09:13 ‧ há 17 horas por Lusa

Auto

Suzuki

O presidente e diretor do fabricante de automóveis Suzuki por mais de quatro décadas Osamu Suzuki morreu na quarta-feira, 25 de dezembro, aos 94 anos, devido a um linfoma maligno, revelou hoje a estação pública japonesa NHK.

 

Suzuki, que ajudou a transformar a empresa num fabricante global, deixou o cargo em 2021, aos 91 anos, e tornou-se consultor da empresa fundada em 1909.

Em 2016, deixou o cargo de diretor executivo da fabricante japonesa devido ao escândalo de manipulação de dados de emissões que a empresa então enfrentava, mas manteve o cargo de presidente a título honorário.

Sob a sua liderança, a empresa conseguiu expandir as suas vendas internacionalmente e tornar-se um 'player' importante em mercados como a Índia, tendo selado uma aliança de capital com o líder automóvel japonês -- Toyota - para desenvolver em conjunto veículos com sistemas de condução autónoma.

Casado com a neta do fundador do grupo Suzuki, Osamu Suzuki entregou o cargo de máxima responsabilidade na empresa ao filho, Toshiro Suzuki, em 2016.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas