A rede social X suspendeu, na terça-feira, a conta do líder do Chega, André Ventura. A suspensão, que já não se encontra em vigor, foi denunciada pelo próprio, que considerou ser uma "vergonha" que não respeita a "liberdade de expressão".
Em causa esteve a publicação de um vídeo que mostrava duas mulheres ciganas a fugirem após supostamente terem sido apanhadas a roubar. A publicação não indicava, contudo, quando e onde é que o alegado crime ocorreu.
"Aconteceu uma coisa que não devia ter acontecido. A rede social X bloqueou-me novamente, agora por ter publicado um vídeo em que ciganas estão a roubar, são desmascaradas, são identificadas, estão a fugir e há quem filme", denunciou André Ventura.
O líder do Chega lamentou que o X, "comprado por Elon Musk, que dizia defender a liberdade de expressão", tenha "as mesmas regras que tinha anteriormente".
Esta conta do X esteve ontem suspensa. Era bom que todos percebessem definitivamente que a liberdade de expressão, agrade ou não a certos setores, é uma parte fundamental da democracia. pic.twitter.com/I5R5XXvNVo
— André Ventura (@AndreCVentura) April 9, 2025
E atirou: "Isto não é liberdade de expressão, isto continua a ser a perseguição do sistema a quem expõe a verdade e a quem diz as coisas diferentes. Não é uma questão de racismo, nem de xenofobia".
"É uma vergonha estar bloqueado com centenas de milhares de seguidores a alguns dias ou algumas semanas das eleições", acrescentou.
Leia Também: Chega justifica exclusão de deputado com "aposta em mais juventude"