Seis detidos em megaoperação da PSP no Porto. Apreendidos 30.000€ e droga

A Polícia de Segurança Pública com a colaboração da GNR e do DIAP, realizou uma operação em quatro municípios do Porto. Quinze buscas depois, houve apreensões de 30 mil euros, bem como de armas. Vítimas eram escolhidas de "forma criteriosa".

Notícia

© ShutterStock

Teresa Banha
03/12/2024 20:43 ‧ ontem por Teresa Banha

País

Porto

Várias autoridades realizaram, esta terça-feira, uma megaoperação no distrito do Porto da qual resultaram seis homens detidos, com idades entre os 32 e os 41 anos.

 

"O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, no decorrer de um inquérito criminal que está em investigação desde agosto de 2023, tendo por base crimes contra o património (furtos de veículos, furtos de estabelecimentos e roubos), no dia de hoje, realizou uma operação policial repressiva a este fenómeno", começa por explicar a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

De acordo com a mesma nota, nesta operação, em articulação com o Departamentos de Investigação e Ação Penal [DIAP], as autoridades deram cumprimento a 15 buscas - treze domiciliárias e duas não domiciliárias.

Segundo o que a PSP explica, esta operação foi realizada em vários municípios portuenses, dos quais Gondomar, Matosinhos, Paredes e Porto. De acordo com a nota, para além da PSP houve também a colaboração da Guarda Nacional da República nas diligências que ocorreram na área de intervenção.

"As diligências foram acompanhadas pela Autoridade Judiciária titular do inquérito criminal", lê-se.

Que operação é esta?

A PSP dá conta de vários pormenores dos crimes levados a cabo por estes homens, e cuja investigação resultou nesta operação, denominada Operação Erithacus.

As autoridades explicam que os suspeitos "planeavam de forma pormenorizada furtos de veículos os quais eram usados posteriormente na prática de outros crimes contra o património, designadamente furtos em estabelecimentos e roubos".

"Na concretização destes crimes, além da agressividade empenhada, ostentavam e intimidavam as vítimas através de armas de fogo. Nos roubos as vítimas eram escolhidas de forma criteriosa, visando apropriar-se de elevadas quantias monetárias", acrescenta a PSP.

Durante a operação foram apreendidos vários materiais associados à prática criminosa, dos quais se destacam "30000€, cinco armas de fogo, inibidores de sinal GSM, um rotativo luminoso semelhante aos utilizados pelas viaturas policiais, quatro viaturas ligeiras, dois motociclos e aproximadamente 450 doses de produto estupefaciente (Haxixe, Cocaína e Liamba)".

Sublinhando que vários dos crimes associados a esta operação envolveram "mediatismo", a PSP explica que será realizada uma conferência de imprensa na quarta-feira, para falhar detalhadamente da operação. A conferência em causa realiza-se da parte da manhã, às 11 horas.

Leia Também: PSP vai remeter 'manif' "não legalmente comunicada" dos bombeiros ao MP

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas