Terceiro mandato de Trump seria "tarefa difícil", admite procuradora

Na semana passada, Trump não descartou a possibilidade de se candidatar à presidência para um terceiro mandato, apesar de estar proibido pela Constituição norte-americana.

Notícia

© Jabin Botsford/The Washington Post via Getty Images

Notícias ao Minuto
06/04/2025 18:14 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirmou, este domingo, que seria uma "tarefa difícil" para o presidente norte-americano, Donald Trump, candidatar-se a um terceiro mandato. As declarações surgem após o republicano não ter descartado a possibilidade de concorrer às próximas eleições presidenciais, apesar de estar proibido pela Constituição do país.

 

"Gostava de o ter como presidente durante 20 anos", disse Pam Bondi à Fox News, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP). "Mas acho que ele vai terminar, provavelmente, depois deste mandato", acrescentou.

Sublinhe-se que a Constituição dos Estados Unidos foi alterada em 1947 para estabelecer um limite de dois mandatos para a presidência, pouco depois da morte de Franklin Roosevelt, no início do seu quarto mandato na Casa Branca.

Emendar a Constituição para abolir o limite de dois mandatos seria muito difícil, exigindo uma votação de dois terços no Congresso ou de dois terços dos estados a concordar convocar uma convenção constitucional para propor mudanças. Qualquer uma das opções exigiria a ratificação de três quartos dos estados.

Bondi explicou que a alterar a constituição seria "realmente a única maneira" de Trump conseguir candidatar-se a um terceiro mandato e seria "uma tarefa difícil".

Na semana passada, em entrevista à NBC, Trump não descartou a possibilidade de se candidatar à presidência e sublinhou que "há outras maneiras" de voltar a ser presidente dos Estados Unidos, sem especificar quais.

Trump regressou à Casa Branca em 20 de janeiro, após ter derrotado a democrata Kamala Harris, então vice-presidente de Joe Biden, nas eleições presidenciais de novembro, e depois de ter cumprido um primeiro mandato entre 2017 e 2021.

Leia Também: Mais de 50 países propuseram negociações aos EUA sobre as tarifas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas