Líder talibã proíbe janelas que dão para casas onde possa haver mulheres

O líder do regime talibã do Afeganistão, Hibatullah Ajundzada, publicou um decreto que proíbe a abertura de novas janelas em edifícios que dão para outras casas onde possam estar mulheres.

Notícia

© Getty Images

Lusa
28/12/2024 17:00 ‧ há 14 horas por Lusa

Mundo

Afeganistão

"Quem construir uma estrutura quando a casa vizinha estiver à distância de uma rua, não poderá instalar janelas voltadas para a casa do vizinho de onde sejam visíveis o pátio ou áreas onde as mulheres possam sentar-se ou movimentar-se", refere o diploma divulgado pela televisão afegã Tolo TV.

 

Quanto às janelas existentes que dão para imóveis vizinhos, as que tiverem pelo menos a altura de uma pessoa devem ser emparedadas ou cobertas.

O diploma já foi enviado às autoridades municipais e a todos os organismos competentes para fiscalizar edifícios de diversas alturas para garantir que as condições são "estritamente" cumpridas.

A regra, segundo o regime talibã, procura "preservar a privacidade e proteger as mulheres de possíveis danos" e representa mais uma medida do regime para restringir a visibilidade das mulheres.

Desde que recuperaram o poder em agosto de 2021, os talibãs proibiram o ensino secundário para as mulheres, bem como o trabalho fora de casa.

Leia Também: Islamabad diz que ataques no Afeganistão foram resposta a ameaças

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas