Margret Chola, uma avó que vive na zona rural da Zâmbia, em África, tornou-se um ícone de moda na internet por publicar fotografias no Instagram com roupas extravagantes. Tudo começou com uma brincadeira com a neta, Kaumba, que é designer de moda em Nova Iorque, nos EUA.
A jovem estava a visitar o país para assinalar o segundo aniversário da morte do pai, de quem herdou a paixão pela moda, quando teve a ideia de vestir a avó com algumas das roupas que tinha levado para a viagem.
"Não estava a fazer nada nesse momento, então simplesmente disse: 'Ok. Se é isso que queres, vamos fazer. Por que não?' Vai sentir a minha falta quando eu morrer e, pelo menos assim, terá algo para se lembrar de mim", contou Margret Chola à BBC, que tem cerca de 80 anos - não sabe a idade exata porque não tem certidão de nascimento.
A neta começou a publicar algumas das fotografias da avó no Instagram e a idosa tornou-se mundialmente conhecida como "Legendary Glamma". Alcunha que surgiu a partir da junção dos termos "avó", "glamorosa" e "lendária".
Percorra a galeria de imagens para ver algumas destas populares fotos.
Atualmente, a conta de Instagram de Margret Chola conta com mais de 139 mil seguidores.
"Sinto-me diferente, sinto-me nova e viva com estas roupas de uma forma que nunca me tinha sentido antes. Sinto que posso conquistar o mundo", explicou a avó.
A idosa foi criada pelos avós. Estudou até perto dos 13 anos mas depois, por motivos económicos, teve de casar com um homem com cerca de 30 anos, com quem teve três filhos.
Quando o marido foi afetado por problemas com o álcool, Margret Chola fugiu. Hoje ainda é afetada por esse trauma, mas esta distração com a neta deu-lhe um novo ânimo.
"Agora sou capaz de acordar com um propósito, sabendo que pessoas em todo o mundo gostam de me ver", acrescentou a idosa.
Leia Também: Ronaldinho vai ser avô aos 45 anos. Filho e namorada anunciam gravidez