Uma estátua da Virgem Maria regressou esta sexta-feira a Notre-Dame, em Paris, cinco anos após ter resistido ao incêndio que assolou a catedral, em 2019. Para marcar o regresso, foi organizada uma procissão que contou com centenas de pessoas e percorreu as ruas da capital francesa.
"A Virgem está de pé, está de pé, apesar de estar cheia de dor. Nós acabámos de acompanhar a sua caminhada, o seu regresso, recitando o terço e os mistérios gozosos. Continuamos alegres por tudo o que aconteceu depois deste incêndio. Continuamos alegres com tudo o que foi vivido à volta desta catedral durante cinco anos", disse o arcebispo de Paris, Laurent Ulrich, durante a procissão, citado pela agência de notícias Reuters.
Antes, Ulrich abençoou a estátua, que fez o cortejo apoiada numa base rodeada de flores brancas, enquanto as pessoas rezavam e cantavam hinos religiosos.
Recorde-se que foi em 15 de abril de 2019 que um incêndio devastou a catedral parisiense, símbolo do cristianismo e classificada Património Mundial da Unesco, que acolhia 12 milhões de visitantes por ano, com as chamas a provocarem o colapso da torre e de parte do telhado.
A reabertura está agendada para 8 de dezembro e deverá contar com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, em vários eventos, incluindo a missa inaugural.
Veja as imagens da procissão na galeria acima.
Leia Também: Sinos de Notre-Dame tocam pela primeira vez após incêndio de 2019