Passar longos períodos de tempo sentado pode parecer algo inofensivo. No entanto, pode prejudicar a coluna e a circulação sanguínea não só das pernas como da região do ânus. O alerta foi feito por Fernando Lemos, especialista em coloproctologia.
Em entrevista ao jornal Metrópoles, no âmbito da rubrica 'Claudia Meireles', o médico explica que estar muito tempo sentado leva à compressão dos vasos hemorroidários, o que pode "facilitar a trombose hemorroidária, que é um processo inflamatório desta região".
Leia Também: Demência vê-se no rosto. Há um traço que sugere quem pode estar em risco
O especialista em doenças dos intestinos grosso e delgado, ânus e do reto acrescenta que outra consequência de permanecer muito tempo sentado dá pelo nome de neuralgia do pudendo, uma condição que afeta o nervo pudendo, responsável pela sensibilidade da região genital e perineal, bem como do ânus.
Se costuma estar sentado durante horas, deve levantar-se a cada duas horas, de modo a permitir que o sangue circula na região anal. Pode ainda ficar em pé entre cinco a 10 minutos. "Já é suficiente", diz Fernando Lemos.
Mais: evite usar roupa íntima apertada. "Dê preferência a tecidos de algodão."
Leia Também: Está sentado na sanita a ler isto no telemóvel? Não volte a fazê-lo