Liam Payne morreu no dia 16 de outubro, no hotel Casa Sur, em Buenos Aires, na Argentina. O antigo membro dos One Direction caiu do terceiro andar do edifício, no qual estava hospedado com a namorada, Kate Cassidy.
Esta quarta-feira, 20 de novembro, o funeral do cantor aconteceu em Amersham, no Reino Unido.
As imagens dos presentes e das homenagens feitas a Liam são hoje destacadas na rubrica Tema da Semana do Fama ao Minuto.
A cerimónia fúnebre foi exclusiva a familiares e amigos próximos. Além dos pais do cantor, Geoff e Karen, também estiveram presentes os membros da banda da qual Liam fez parte - Niall Horan, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Harry Styles - a namorada do cantor, o magnata da música, Simon Cowell, o ator James Corden e Cheryl Tweedy, mãe de Bear, filho de Liam Payne.
A emoção decorrente desta perda foi notável durante toda a cerimónia. O caixão foi transportado numa carruagem conduzida por dois cavalos brancos.
Além disso foram feitas várias homenagens com bonitos significados, incluindo algumas coroas de flores que diziam 'Daddy' ('papá', em tradução literal) e 'Son' ('filho', em tradução literal), e uma que tinha o formato de uma bola e pinos de bowling. Os carros que transportaram as pessoas até ao funeral tinham autocolantes do Batman colados nas janelas.
Após a separação dos One Direction em 2016, Liam Payne embarcou numa carreira a solo que não conseguiu igualar o sucesso da banda. O cantor chegou a falar abertamente sobre a sua luta com a saúde mental e o álcool.
Após a sua morte, o corpo de Liam Payne permaneceu na Argentina "entre 10 a 15 dias", para que fosse iniciada uma investigação e fossem realizados, tanto a autópsia como os testes toxicológicos.
O pai do jovem, Geoff Payne, viajou para o país, onde permaneceu durante toda a investigação.
No dia 8 de novembro, foram revelados os resultados da autópsia final ao corpo do cantor, que confirmaram a existência de vestígios de álcool, cocaína e um antidepressivo prescrito no seu sistema - a intitulada 'cocaína rosa'.
Apesar de ter sido concluído que, no momento da queda, não havia sinais de legítima defesa, três pessoas foram acusadas da sua morte, nomeadamente pelo crime de "fornecimento e facilitação do uso de estupefacientes". Contudo, a hipótese de suicídio foi descartada uma vez que o cantor não estava totalmente consciente.
Os fãs portugueses de Liam Payne não deixaram de recordar o artista, tendo sido marcado um tributo para dia 20 de outubro no Estádio do Dragão, no Porto. Além da cidade Invicta, aconteceram homenagens em várias cidades de todo o mundo. Uma delas foi a cidade de Londres, na qual os fãs se reuniram junto à estátua de Peter Pan, no Hyde Park, para depositar "flores, cartas, balões e fotos".
__
Serviços telefónicos de apoio emocional em Portugal
SOS Voz Amiga (entre as 16 horas e as meia-noite) - 213 544 545 (número gratuito) - 912 802 669 - 963 524 660
Conversa Amiga (entre as 15 e as 22 horas) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159
SOS Estudante (entre as 20 horas e a uma da madrugada) - 239 484 020 - 915246060 - 969554545
Telefone da Esperança (entre as 20 e as 23 horas) - 222 080 707
Telefone da Amizade (entre as 16 e as 23 horas) – 228 323 535
Todos estes contatos garantem anonimato tanto a quem liga como a quem atende. No SNS24 (808 24 24 24), o contacto é assumido por profissionais de saúde. Deve selecionar a opção 4 para o aconselhamento psicológico. O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Leia Também: Tema da Semana: Rainha Letizia chora debaixo de insultos e suja de lama