Aos 43 anos, e 16 dias depois de ter chegado ao comando técnico dos 'verde e brancos', Rui Borges vai disputar a sua primeira final como treinador, frente ao rival com que se estreou, com uma vitória caseira, por 1-0, a contar para a I Liga.
Geny Catamo marcou o golo da vitória 'leonina' no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em 29 de dezembro último, assegurando o primeiro triunfo do Sporting frente a Bruno Lage para o campeonato.
O técnico natural de Setúbal, de 48 anos, conta com seis jogos frente ao Sporting, detendo um registo bastante favorável, que começou com vitória por 4-2 na sua estreia em dérbis em terreno 'verde e branco'.
Em 03 de fevereiro de 2019, Seferovic, aos 11 minutos, e João Félix, aos 36, deram vantagem às 'águias', com Bruno Fernandes a reduzir para o conjunto orientado por Marcel Keizer, aos 43, antes de Rúben Dias, aos 47, e Pizzi, aos 73, de grande penalidade, darem contornos de goleada, amenizada por Bas Dost, aos 89, de penálti.
Depois de deixar o Sporting praticamente afastado da luta pelo campeonato, à 20.ª jornada -- ficou a 19 pontos do líder Benfica e a 15 do FC Porto --, três dias depois, o Benfica receberia e vencia o Sporting, por 2-1, com golos de Gabriel e um autogolo de Tiago Ilori, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.
Valeu ao Sporting o 'tiro' de livre de Bruno Fernandes no Estádio da Luz, aos 82 minutos do primeiro jogo, para assegurar, quase dois meses depois, em 03 de abril de 2019, a presença na final, mais uma vez com novo golaço do capitão 'leonino', desta feita de pé esquerdo, aos 75.
O Benfica, de Lage, sagrou-se campeão, e o Sporting ergueu a Taça, ao bater o FC Porto na 'lotaria' das grandes penalidades, para se reencontrarem na Supertaça Cândido Oliveira, no Algarve, onde os 'encarnados' foram imperiais.
Rafa Silva, Pizzi, por duas vezes, Grimaldo e Chiquinho marcaram os golos da expressiva goleada por 5-0, na única decisão a um jogo da carreira de Lage, em 04 de agosto de 2019, frente ao rival de sábado, então ainda treinado por Keizer.
Seguiu-se mais um dérbi com Lage no comando dos 'encarnados', em 17 de janeiro de 2020, e novo triunfo na casa do rival, com dois golos de Rafa Silva, que deixou o Sporting, então de Jorge Silas, depois de ter sido também temporariamente de Leonel Pontes, a 19 pontos da liderança, naquele que parecia o caminho inevitável para o bicampeonato, com o FC Porto a sete.
O sétimo encontro de Lage frente ao Sporting, no sábado, na final da 18.ª edição da Taça da Liga, em Leiria, vai ser o quarto de Borges perante o Benfica, a quem só ganhou pelos 'leões', depois de desaires como 'timoneiro' de Vitória de Guimarães (1-0, em 07 de dezembro de 2024) e Moreirense (3-0, em 14 de abril de 2024), contando ainda um 'nulo' (0-0, em 03 de dezembro de 2023).
O historial entre os dois treinadores está também totalmente empatado, com uma vitória caseira por 1-0 para cada.