Rui Borges 'ressuscita' Sporting e tira trono ao Benfica no fecho de 2024

Triunfo sobre os eternos rivais vale a liderança (partilhada) aos leões.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
29/12/2024 22:29 ‧ há 5 dias por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

Rui Borges assinou, ao início da noite deste domingo, uma estreia para não mais esquecer no comando técnico do Sporting, fruto da vitória alcançada na receção ao Benfica, por 1-0, que só pecou por escassa, tal o fluxo ofensivo que a equipa conseguiu produzir, particularmente, no primeiro tempo.

 

Geny Catamo marcou o golo que funcionou como uma ‘cura’ para a ‘ressaca’ por que a formação verde e branca vinha a passar, e que valeu a liderança (partilhada com o FC Porto, claro está), a dias do arranque do ano civil de 2025. Ainda é cedo para dizer que o campeão está de volta… mas os indícios são positivos.

‘Avalanche’ verde e branca

Rui Borges precisou de apenas três dias para fazer aquilo que João Pereira não conseguiu fazer em, sensivelmente, mês e meio. Isto é, recuperar a ‘avalanche’ ofensiva do Sporting, com recurso a um 4x4x2 com Viktor Gyokeres e Francisco Trincão a fazer dupla na frente, e Geny Catamo e Geovany Quenda a ‘dar gás’ às alas.

Os leões deram o primeiro sinal de aviso logo ao segundo minuto, quando Ousmane Diomande atirou à malha lateral. Seguiram-se duas intervenções determinantes de Anatoliy Trubin, primeiro, a agarrar um remate forte de Francisco Trincão, e, depois, a fazer a ‘mancha’ ao que parecia ser um golo certo de Geovany Quenda.

O Benfica, totalmente ‘sufocado’, mal conseguia sair do próprio meio-campo defensivo, pelo que foi com naturalidade que, à passagem dos 29 minutos, o nulo caiu por terra. Viktor Gyokeres recebeu a bola, foi à linha e cruzou rasteiro para Geny Catamo, que, de primeira, atirou a contar para colocar os homens da casa na frente.

Do outro lado, os homens de Bruno Lage, ‘atarantados’, não tiveram como responder, e só conseguiram causar ‘calafrios’ por uma única vez, quando Franco Israel ‘voou’ para desviar um grande remate de Orkun Kokçu, na cobrança de um pontapé-livre, à entrada da grande área verde e branca.

Reação saiu curta

Claramente insatisfeito com o que estava a ver, Bruno Lage mexeu, ao intervalo, retirando Florentino Luís (claramente, uma unidade a menos, até então) para lançar Leandro Barreiro, na tentativa de vencer a ‘batalha’ no meio-campo, que foi perdida por ‘goleada’, durante a primeira parte.

Uma alteração que teve o condão de ‘despertar’, de uma vez por todas, o Benfica, que ameaçaram o empate, apenas cinco minuto após o regresso dos balneários, quando Alexander Bah desferiu um cruzamento ‘venenoso’, que só não deu golo porque Franco Israel estava atento e impediu males maiores.

Aos 61 minutos, foi a vez de Zeki Amdouni, pressionado por Jeremiah St. Juste, atirou a centímetros da baliza. Aos 67 minutos, Nicolás Otamendi foi às alturas cabecear à malha superior. Nos instantes finais, também os leões podiam ter acabado com o jogo, mas o marcador não voltou a mexer.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting passa a somar 40 pontos e recupera a liderança da I Liga, ainda que partilhada com o FC Porto, que, na véspera, goleou o Boavista, por 4-0. O Benfica, por seu lado, encontra-se imediatamente atrás, na terceira posição, com 38 pontos na ‘algibeira’.

Momento do jogo: Com tamanha entrada em jogo, desde cedo ficou evidente que seria uma questão de tempo até o Sporting se adiantar no marcador. Coube a Geny Catamo as honras de desfazer o nulo, aos 29 minutos, e embalar a formação agora orientada por Rui Borges rumo a um triunfo que não merece contestação

Onzes

Sporting: Franco Israel; Geny Catamo, Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Matheus Reis; Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Geovany Quenda, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras; Florentino Luís, Orkun Kokçu, Fredrik Aursnes; Kerem Akturkoglu, Ángel Di María e Zeki Amdouni

Antevisão

O Estádio de Alvalade será palco, ao início da noite deste domingo, daquele que é o encontro mais aguardado de toda a 16.ª jornada da I Liga, que colocará, frente a frente, Sporting e Benfica, e que ditará que equipa terminará o ano civil de 2024 na liderança da tabela.

À entrada para o eterno dérbi lisboeta, o FC Porto é líder isolado, com 40 pontos, graças ao categórico triunfo conquistado, na véspera, sobre o Boavista, no Dragão, por 4-0. Segue-se o Benfica, com 38, e, logo atrás, o Sporting, 37.

Adivinha-se um duelo de 'alta voltagem', que terá como principal 'aperitivo' a estreia de Rui Borges no comando técnico da formação verde e branca, na sequência da demissão de João Pereira, que durou apenas oito jogos no período pós-Ruben Amorim.

O Sporting-Benfica irá contar com a arbitragem de Fábio Veríssimo, juiz da Associação de Futebol de Leiria, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Notas do FC Porto-Boavista: Quatro letras, quatro golos e uma liderança

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rúben Dias partilhou primeira foto com nova namorada?

Rúben Dias

Rúben Dias partilhou primeira foto com nova namorada?

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1725
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Vamos polir os arranhões e este Cybertruck voltará à estrada"

Tesla

"Vamos polir os arranhões e este Cybertruck voltará à estrada"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas