O Benfica acertou (finalmente) o calendário da I Liga, esta quinta-feira, ao derrotar o Nacional (0-2), embora não tenha escapado a algumas ameaças de nevoeiro na Choupana durante o jogo em atraso da oitava jornada do campeonato português.
Dois meses e meio após ter sido suspenso e adiado, o encontro entre madeirenses e águias reatou ao oitavo minuto, com Lucas França a ser responsável pelo nulo que se verificava ao intervalo.
Ángel Di María acabou por 'virar' herói na segunda metade, com um penálti (58') e um remate pleno de intenção (74'), a permitir que a equipa de Bruno Lage 'soprasse' as más condições climatéricas para canto, ultrapassando o FC Porto e aproximando-se do Sporting.
O alerta foi sério
Bruno Lage repetiu precisamente o mesmo onze inicial que havia colocado em campo no passado dia 6 de outubro, enquanto Tiago Margarido viu-se 'forçado' a trocar Nigel Thomas por Dudu, dadas as limitações impostas pelo regulamento da Liga.
Num primeiro tempo em que as águias foram globalmente superiores, Lucas França foi o responsável por adiar, na medida do possível, o primeiro motivo de festejo das águias, fazendo com que Vangelis Pavlidis, Kerem Akturkoglu e Nicolás Otamendi levassem as 'mãos à cabeça'.
Os madeirenses apenas conseguiram aproximar-se numa investida de José Gomes, ele que, aos 45+3', viu Alexander Bah reclamar uma grande penalidade por alegada mão na bola, algo que nem o árbitro Gustavo Correia, nem o VAR, descodificaram.
Nevoeiro 'fugiu' e golos apareceram
Os encarnados não desistiram de procurar o golo e, pouco depois da 'bomba' de Orkun Kokçu à barra, eis que surgiu o primeiro golo do encontro. Na sequência do braço na bola de Ulisses, na grande área, Gustavo Correia apontou prontamente para a marca de penálti e Ángel Di María foi letal na hora de finalizar, aos 58 minutos.
Após a tripla alteração de Tiago Margarido, Bruno Lage decidiu mexer apenas aos 72 minutos, com a entrada de Amdouni para o lugar de Pavlidis, algo que revelou ser certeiro, uma vez que o suíço assistiu Di María para o segundo logo a seguir, aos 74 minutos.
Até ao apito final, o recém-entrado Leandro Barreiro ainda ameaçou dilatar a vantagem, mas o resultado não sofreu mais alterações e o agora vice-líder Benfica chega, assim, aos 35 pontos, a um do campeão Sporting e com mais um do que o FC Porto. Já o Nacional segue no 15.º posto, com 12 pontos, imediatamente acima da linha de água.
Leia Também: Como está o nevoeiro antes do jogo na Choupana? Benfica mostra tudo
Leia Também: Benfica pediu penálti neste lance na Choupana. Árbitro mandou seguir
Leia Também: Ángel Di María deixou o Benfica a festejar na Choupana com este penálti
Onzes
Nacional: Lucas França; Gustavo García, Zé Vítor, Ulisses Rocha, José Gomes; Matheus Dias, Djibril Soumaré, Luís Esteves; Arvin Appiah, Teodora e Isaac Tomich.
Suplentes: Rui Encarnação, João Aurélio, Bruno Costa, Labidi, Penha, André Sousa, Francisco Gonçalves, Leo Santos e Dyego Sousa.
Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras; Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu; Kerem Akturkoglu, Ángel Di María e Vangelis Pavlidis.
Suplentes: Samuel Soares, António Silva, Beste, Leandro Barreiro, Schjelderup, Kaboré, Rollheiser, Beste, Amdouni e Arthur Cabral.
Antevisão
O tão desejado acerto de calendário está ali ao virar da esquina, mas com alertas pelo meio. O Benfica está de regresso à Madeira, esta quinta-feira, onde vai dar continuidade ao jogo em atraso da 8.ª jornada da I Liga, diante do Nacional, suspenso ao oitavo minuto devido ao célebre nevoeiro.
As previsões meteorológicas não são propriamente as melhores, pelo que a Liga até já 'reservou' uma data alternativa (sexta-feira, a partir das 15 horas), caso um episódio similar se repita na Choupana.
Na altura, no passado dia 6 de outubro, as águias chegaram ao reduto dos madeirenses 'embalados' por cinco vitórias seguidas, a última das quais frente ao Atlético de Madrid (4-0), mas agora a história é outra e Bruno Lage pede uma reação à altura face aos dois empates consecutivos, consentidos diante de Bologna (0-0) e AVS (1-1).
Pela frente, o Benfica terá um adversário, liderado por Tiago Margarido, que regressou aos triunfos ao bater o Moreirense (1-0), na fuga à zona de descida, numa altura em que o clube da Luz tenta a reaproximação ao Sporting e o regresso ao segundo lugar.
O jogo vai ser retomado a partir das 17 horas (horário De Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Após viagem 'turbulenta', Benfica foi recebido com carinho na Madeira