FC Porto-Midtjylland: Tempo para o dragão 'alavancar' o sonho europeu

Equipa de Vítor Bruno apenas ganhou um dos cinco jogos disputados na Liga Europa.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
12/12/2024 08:32 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

Liga Europa

O FC Porto volta a competir na Liga Europa, esta quinta-feira, na receção ao Midtjylland, em busca da segunda vitória à sexta jornada da segunda maior prova europeia de clubes, já depois de ter enfrentado mais um momento duro de contestação no último fim de semana, frente ao Famalicão (1-1).

 

Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, a equipa de Vítor Bruno está pressionada a corrigir a pobre campanha europeia - em que apenas somou um triunfo em cinco jogos - com o intuito de 'galgar' umas quantas posições na classificação da competição.

Em caso de triunfo, o FC Porto - com cinco pontos - pode até dar um salto do 23.º posto para a primeira metade da classificação, dependendo, claro, dos resultados das equipas que se encontram em posição de playoff. Já os dinamarqueses do Midtjylland, com sete pontos, encontram-se três lugares acima dos azuis e brancos.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), esta quinta-feira, no Estádio do Dragão, com arbitragem de Aleksandar Stavrev, sendo que poderá acompanhar todas as incidências, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Vítor Bruno:

Projeção do encontro: "Em relação ao onze que vem, temos algumas dúvidas em relação à limitação física que possam estar a incomodar o treinador do Midtjylland. São alguns jogadores em dúvidas, mas o perfil, enquanto identidade de equipa, será físico, que investe no jogo direto e na bola parada. Mas cabe-nos a nós levar a nossa ideia e saber que temos a oportunidade única de fazer oito pontos amanhã, ultrapassar um adversário que está à nossa frente. É a primeira de três finais que temos na competição". 

Contestação em Famalicão: "Aquilo que me doeu em Famalicão foi perceber que os jogadores estavam a sentir aquela dor, porque fizeram muito durante o jogo para poder ganhá-lo, e no fim ver aquele tipo de retribuição incomodou-me. Não é que não tenham direito a manifestar-se, mas é preciso perceber que podemos incorrer em futuras penas".

Como encarar adeptos no Dragão: "Reação normal de adeptos que querem andar de mão dadas com a equipa, que apoiem até ao fim. Depois, no final, o tipo de manifestação que têm... São maiores e vacinados para se manifestarem. Muitas vezes, sei que é dirigido a mim e não tanto aos jogadores. Em relação a mim, há dias em que nem eu gosto de mim próprio, quanto mais os outros? A mim não me incomoda. É importante perceber casar com os jogadores e apoiar até final. Esperar que amanhã consigamos meter mais um carimbo em mais uma boa memória num jogo europeu". 

Thomas Thomasberg:

Qualidade do adversário: "A equipa deles é forte, joga bem em casa e é difícil de ser derrotada. A nível individual, tem muitas forças e qualidade no meio-campo e na defesa, mesmo só tendo vencido um dos últimos seis encontros. Temos de jogar com coragem e aceitar o desafio. Estamos preparados para o FC Porto, que também quer conquistar os três pontos".

Contas do apuramento: "Talvez 10 pontos ainda não sejam suficientes [para garantir a passagem ao play-off], mas temos a oportunidade de conquistar mais três. Vamos ver se conseguimos estar equilibrados, de forma a que o FC Porto não nos marque golos e possamos aproveitar as nossas oportunidades".

Pausa no campeonato: "É o último jogo para nós este ano e vamos ficar muito tempo sem competir, mas ainda temos duas partidas nesta fase e defrontaremos bons clubes. Queremos assumir-nos no futebol europeu e esperamos ter a possibilidade de seguir em frente".

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Nico González, Pepê, Fábio Vieira, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa

Midtjylland: Jonas Lossl, Joel Andersson, Kevin Mbabu, Ousmane Diao, Mads Sorensen, Victor Bak Jensen, Emiliano Martínez, Valdemar Byskov, Oliver Sorensen, Adam Buksa, Mikel Gogorza

Ausências

FC Porto: João Mário, Iván Marcano, Marko Grujic (lesionados); Fábio Vieira e Alan Varela (em dúvida)

Midtjylland: (-)

Leia Também: Vítor Bruno categórico: "Temos de ir a fundo e esvaziar o tanque"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Gattuso faz a barba 22 anos depois (por uma boa causa). Eis o resultado

Croácia

Gattuso faz a barba 22 anos depois (por uma boa causa). Eis o resultado

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Alibaba

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas