Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Hoje
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

As notas do Sporting-Amarante: Engrenagem mudou e 'máquina' cilindrou

Na estreia de João Pereira na equipa principal, leões somaram um triunfo incontestado diante do Amarante.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
23/11/2024 06:52 ‧ há 4 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Ruben Amorim já não é o maestro de Alvalade, mas a orquestra do Sporting respondeu a esta mudança de líder com um resultado categórico. João Pereira não podia ter pedido uma estreia mais tranquila na equipa principal. Os leões golearam na receção ao Amarante, por 6-0, e seguiram para os oitavos de final da Taça de Portugal.

 

A engrenagem do Sporting mudou nos últimos dias e os adeptos leoninos estavam, certamente, muito curiosos para descobrirem se a 'máquina' que tinha sido montada por Amorim mantinha aqueles que vinham sendo os mesmos automatismos, mas com um comandante diferente. E a resposta foi positiva. 

Num jogo de sentido único, o Sporting materializou a superioridade dos primeiros minutos e à meia hora de jogo já vencia por 3-0. Com muitas poupanças à mistura, Edwards (10'), Esgaio (15') e Harder (28') foram os autores dos três primeiros golos da 'era' João Pereira, que nem pôde dar algumas indicações aos seus jogadores por ainda não ter o diploma de treinador necessário. O domínio avassalador dos leões terminou com um bis de Edwards à beira do descanso.

No segundo tempo a toada foi a mesma. O Sporting voltou a entrar forte para os segundos 45 minutos e o Amarante pouco ou nada conseguia incomodar a baliza à guarda de Vladan Kovacevic. A mão cheia de golos acabou por aparecer aos 57 minutos. Francisco Trincão combinou com Harder e disparou rasteiro para o quinto da partida.

Esta 'manita' de golos acalmou o Sporting e permitiu a estreia de dois meninos. João Simões, de 17 anos, e Henrique Arreiol, madeirense de 19 anos, estrearam-se na equipa principal sob a mão do seu antigo treinador na equipa B leonina. Mas o festival de golos não tinha terminado. Gyokeres picou o ponto e brindou os adeptos com um golo de penálti que fechou as contas, já depois de ter atirado duas bolas ao poste em livres diretos.

Houve goleada em noite de estreia de João Pereira e festa em tons de verde e branco. Se a imagem mostrada neste primeiro jogo da nova 'era' de mantiver, os adeptos leoninos terão, certamente, razões para sorrir no futuro.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Francisco Trincão foi um dos poucos jogadores que resistiu à revolução promovida por João Pereira neste jogo de estreia e acabou por ser o maestro desta goleada leonina. Fez um passe fenomenal para o golo de Harder e culminou a exibição com um bom golo.

Surpresa

Marcus Edwards tem estado algo ausente do onze inicial esta temporada, mas apresentou-se ao novo treinador com bons pormenores. Abriu caminho a esta vitória e acabou por bisar à beira do intervalo para resolver o encontro.

Desilusão

Já era esperado que os centrais do Amarante tivessem problemas em Alvalade, mas Daniel Alves acabou por ser o elemento negativo neste trio mais recuado dos amarantinos.

Treinadores

João Pereira

Costuma dizer-se que em equipa que ganha não se mexe e a expressão pode aplicar-se a este encontro. Com um novo comandante, João Pereira optou por não mexer muito no que vinha sendo feito por Amorim e colheu uma goleada tranquila.

Álvaro Madureira

A missão era praticamente impossível, mas o Amarante ainda entusiasmou os seus adeptos nesta longa viagem até à capital. Apesar de defrontar um adversário de dois níveis acima, o conjunto amarantino não veio com o autocarro para Lisboa. Ainda assim, e dada a superioridade demonstrada pelo Sporting, não teve outra opção que não a de se remeter a jogar junto da sua área e esperar por um apagão leonino que não aconteceu.

Arbitragem

Num jogo tranquilo para o Sporting, o árbitro Pedro Ramalho apresentou uma exibição também ela tranquila e sem influência no resultado final. No lance da grande penalidade, ficam algumas dúvidas na decisão.

Leia Também: Com a bênção de Amorim e à meia dúzia. Sporting goleia rumo aos 'oitavos'

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Passa de colega a adversário de Cristiano Ronaldo e atira: "Exemplo"

Arábia Saudita

Passa de colega a adversário de Cristiano Ronaldo e atira: "Exemplo"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas